Connect with us

Notícias

Naval persiste na evolução da Guarda Municipal de Sinop/MT

#AvisoaosNavegantes

As Guardas Municipais de todo Brasil tem sofrido muito na questão de capacitação e reestruturação após a aprovação do Estatuto Geral das Guardas Municipais, Lei Federal 13022/14. Lei esta que foi aprovada graças aos esforços da grande Nação AZUL MARINHO, capitaneada pelo Naval e a ONG SOS SEGURANÇA DÁ VIDA através das MARCHAS AZUL MARINHO em m Brasília e em todo país.
Porém muitas instalações estão atrasadas com esta reestruturação, por vários motivos, entre eles Naval cita:
Faltam informações.
Faltam empresas sérias no ramo.
Existem pessoas sem competência prestando consultorias.
Faltam recursos e aí surgem os milagreiros.
Existem até pessoas dando curso de ROMU sem armamentos.
Diante dos fatos, fica o apelo, pesquisem quando forem contratar estes “profissionais”, finaliza Naval.
#equipe #ongsossegurancadavida

Especialista afirma que Guarda Armada é necessária ao combate à violência em Sinop

O especialista em Segurança Pública e presidente da ONG SOS Segurança da Vida, Mauricio Domingues Silva (o Naval) reforçou, durante reunião na quinta-feira (02), aos vereadores da Câmara Municipal de Sinop (MT) a urgência da implantação da Guarda Armada na cidade. “Somente os policiais do estado não conseguem mais suprir a demanda da sociedade, prova disso é que a violência perdeu o controle e a única opção que prefeitos e vereadores têm com relação a incremento da segurança é colocar em operação a Guarda Municipal Armada. Não tem como a guarda fazer segurança pública desarmada, essa ferramenta de trabalho é necessária”, esclarece Naval.

Sinop conta atualmente com 50 guardas municipais. Tendo como base esse número, o especialista destaca que seria necessário cerca de seis meses de qualificação para colocar a Guarda Armada em operação, seguindo o que a Secretaria Nacional de Segurança Pública determina com relação à capacitação desses profissionais. “A Guarda Armada pode gerar ainda economia para o município. A presença desses agentes deve deixar a sociedade mais segura. É urgente termos esse efetivo somando trabalhos com a Polícia Militar e Civil no combate ao crime”, complementa o especialista.

O presidente do Conselho Curador da Fundação de Apoio ao Ensino e Pesquisa da Polícia Civil, delegado José Paulo Pires, frisa que a implantação da Guarda Municipal Armada é emergencial em diversas cidades do Brasil. “A implantação é sem duvida a salvação da segurança publica no país. As policias Civil e Militar não estão conseguindo executar de forma plena suas atribuições e é necessário que os poderes executivos e legislativos municipais se atentem para a importância e benefícios e implantem urgentemente a Guarda Armada Municipal nas cidades brasileiras”, ressalta o delegado.

O presidente da Câmara de Vereadores, Ademir Bortoli (PMDB), informou que a Secretaria de Trânsito de Sinop pode suplementar seu orçamento por meio de levantamento que deve ser repassado primeiro a Secretaria de Finanças. “A causa é urgente e a solicitação chegando à Câmara, acredito que não teremos dificuldades de aprovar uma suplementação no orçamento da Secretaria de Trânsito com essa finalidade. É interesse de todo político e cidadão que quer ver melhora na segurança que a Guarda Armada esteja operando o mais breve possível”, afirma Bortoli.

O guarda municipal Altair Pereira, destaca que Sinop precisa de mais pessoas atuando na segurança. “Para deixar a população mais segura e também é uma expectativa da categoria que fica exposta a diversos riscos durante a execução dos serviços. A Guarda Armada é um benefício para a população e também para a nossa corporação”, observa o agente.

Em Mato Grosso, o município de Lucas do Rio Verde foi o primeiro a implantar a Guarda Municipal, como conta o secretário de Segurança e Defesa Social, Alexandre William de Andrade, que acompanhou a reunião. “Pretendemos implantar a Guarda Armada também em Lucas do Rio Verde. Precisávamos de mais informações e de pessoas que pudessem executar os serviços de capacitação. Muitas duvidas foram sanadas por meio das explicações do Naval. Além de fazer o trabalho preventivo e de orientação, queremos também os agentes somando forças no trabalho repressivo junto a PM e Polícia Civil da nossa cidade”, finaliza Andrade.

Fonte: https://www.sinopemfoco.com.br/politica/especialista-afirma-que-guarda-armada-e-necessaria-ao-combate-a-violencia-em-sinop/41895456

Maurício Naval é uma figura conhecida e admirada por sua luta pela segurança pública municipal e pela vida, é Presidente da ONG SOS Segurança Dá Vida, Líder Nacional das Guardas Municipais e da Marcha Azul Marinho em todo o Brasil, é escritor e autor de vários livros, entre eles; “Guardas Municipais – A Revolução na Segurança Pública, Guardas Municipais Marcha Azul Marinho, Inspetor de Divisão da Guarda Civil Metropolitana -SP, foi Fuzileiro Naval da Marinha do Brasil entre outras qualificações deste ilustre representante de uma categoria tão sofrida e negligenciada pelas autoridades, contudo, poucas pessoas conhecem sua trajetória e os caminhos que o trouxeram ao papel de legitimo representante das lutas pelas Guardas Municipais em todo o Brasil.

Eventos

DIA 27 DE AGOSTO 2025 – XVI Seminário Nacional de Guardas Municipais e Segurança Pública em Brasília – Evento de conquistas!

#AvisoaosNavegantes

Estamos a poucos dias do maior evento de Guardas Municipais em Brasília-DF, um evento tradicional que já marcou o calendário pelas suas conquistas como a aprovação da Lei federal 13022/14 e também a Lei 13675/18 do SUSP. O evento vai contar com diversas autoridades renomadas, além de sua marca registrada pela abertura especial da Marcha Azul Marinho à Brasília que já está na sua XIX edição. abaixo segue a programação.

#Naval

Programação geral do evento das Guardas Municipais do Brasil no dia 27 de agosto de 2025 no Congresso Nacional

XIX MARCHA AZUL MARINHO À BRASILIATema: Violência requer prevenção, Guardas Municipais Já!

Local: Catedral de Brasília – Esplanada dos Ministérios, Distrito Federal

Data: 27 de agosto de 2025

Horário da concentração: 07h00

VISITAS AOS PARLAMENTARES

Local: Câmara dos Deputados 

Horário: 09h00

ALMOÇO: 12h00

XVI SEMINÁRIO NACIONAL DE GUARDAS MUNICIPAIS E SEGURANÇA PÚBLICA

Tema: Polícia Municipal já! Porque o povo brasileiro tem pressa.

Data: 27 de agosto de 2025

Horário: 14h00

Local: Plenário 3 – Câmara dos Deputados 

14h00 – ABERTURA COM AS AUTORIDADES PRESENTES

• Dep. Hugo Mota – Presidente da Câmara dos Deputados 

• Dep. Fred Costa – Presidente da Comissão de Legislação Participativa – CLP 

• Dep. Lincoln Portela- Presidente da Frente Parlamentar Pró Guardas Municipais

• Senadora Gleisi Hoffmann – Madrinha das Guardas Municipais

• Dep. Mendonça Filho – Presidente da Comissão Especial   

• Senador Confúcio Moura – Padrinho das Guardas Municipais 

• Senador Efraim Filho – Relator da PEC 37 no Senado

° Senador Jaime Campos

• Maurício Domingues da Silva (“Naval”) Presidente da ONG SOS Segurança Dá Vida

• Prefeito Ricardo Nunes – São Paulo 

14h30 – MESA 1 – KAISER DE SUCESSO NA SEGURANÇA PÚBLICA MUNICIPAL

Tema: Prefeitos visionários no avanço das Guardas Municipais na defesa do povo brasileiro como Policia Municipal 

Coordenador da mesa – Deputado federal Fred Costa 

EXPOSITORES: 

• Ricardo Nunes – Prefeito de São Paulo Capital 

• Weber Manga – Prefeito de Votorantim SP

• Custódio Tavares Dias Neto – Prefeito de Indaiatuba SP

• Juliano Duarte – Prefeito de Mariana MG

• Igor Pereira dos Santos – Prefeito de Paracatu MG

15h30 – MESA 2 – CAPACITAÇÃO E AÇÕES SOCIAIS COMUNITÁRIAS DAS GUARDAS MUNICIPAIS 

Tema: Eficiência e eficácia na prestação dos serviços da Polícia Municipal.

Coordenador da mesa e Expositor – Deputado federal Fred Costa 

EXPOSITORES: 

• Moniquele Aparecida Matias de Aguiar – Guarda Municipal de Jundiaí/SP, Instrutora, Advogada e Membro da ONG SOS Segurança Dá Vida.

• Rosilene – Guarda Municipal de Ariquemes, Pedagoga e Vice Presidente da ONG SOS Segurança Dá Vida 

• Maurício Domingues da Silva (“Naval”), GCM de São Paulo, Diretor do Conselho Nacional das Guardas Municipais, Presidente da ONG SOS Segurança Dá Vida e Especialista em Segurança Pública.

• Girlei Aparecida Oliveira Marconi – Guarda Municipal de Ribeirão Preto, Presidente da Associação dos Guardas Civis Municipais de Ribeirão Preto e Região (AGCMRP-R) e da Associação de Moradores de Ribeirão Preto/SP

16h30 – MESA 3 – REPRESENTATIVIDADES CLASSISTAS

Tema: Entidades das Guardas Municipais na luta pela consolidação das Policiais Municipais.

Coordenador da mesa – Deputado federal Fred Costa 

• Reinaldo Monteiro – Guarda Municipal de Barueri, Presidente da AGM BRASIL – Associação Nacional de Guardas Municipais do Brasil

• Arlindo Junio Pereira de Almeida – Guarda Municipal de Contagem/MG, Presidente da Associação dos Guardas Civis Municipais de Minas Gerais – AGMMG

• Maurício Domingues da Silva (“Naval”), GCM de São Paulo, Diretor do Conselho Nacional das Guardas Municipais, Presidente da ONG SOS Segurança Dá Vida e Especialista em Segurança Pública

17h20 – ESPAÇO ABERTO PARA FALA DOS PARTICIPANTES

18h30 – ENCERRAMENTO

Obs: Poderá haver alterações

Continue Lendo

Notícias

Conquista importante da Nação Azul Marinho CBO – Classificação Brasileira de Ocupações

#AvisoaosNavegantes

Em atendimento aos vários pedidos dos nossos navegantes estou publicando mais uma vez, fazendo jus a história das Guardas Municipais sobre o CBO – Classificação Brasileira de Ocupações, que outrora não existia. A prostituta já tinha o seu código de ocupação, assim como o peão de boiadeiro, mas os Guardas Municipal não. Porém em estudo na USP de São Paulo, onde tive a honra de participar com a Inspetora de Divisão Damaris, conseguimos esta grande vitória, à época como CD Naval, já participava desta luta e naquele momento, vi a grande oportunidade de participar deste estudo científico que culminou nesta grande conquista para todos desta categoria de guardas municipais. Segue este post, como homenagem a Inspetora Damaris Maciel, esta grande profissional que nos enche de orgulho. Em tempo façamos justiça e além de participar, testemunhei este grande legado para Nação Azul Marinho., que aqui deixo registrado.

#Naval

O código CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) para Guarda Civil Municipal é 5172-15. Este código engloba as atividades desempenhadas por guardas civis municipais, que são responsáveis pela proteção de bens, serviços, logradouros e instalações do município, além de atuar na manutenção da ordem pública e prestar assistência à população. 

Detalhes sobre o CBO 5172-15: 

  • Proteção de Bens e Serviços: Os guardas civis municipais são responsáveis por garantir a segurança e a integridade dos bens públicos, como praças, parques, edifícios municipais e outros locais de interesse da cidade. 
  • Manutenção da Ordem Pública:Eles atuam na prevenção e repressão de delitos, garantindo o cumprimento das leis e a ordem nos espaços públicos. 
  • Assistência à População:Os guardas civis municipais oferecem suporte e assistência em situações de emergência, como acidentes, incidentes e eventos públicos, além de orientar e encaminhar moradores de rua para abrigos. 
  • Atuação Preventiva:A atuação preventiva é um ponto crucial, com o objetivo de evitar a ocorrência de crimes e garantir um ambiente seguro para a população. 
  • Trabalho em Equipe:Eles trabalham em conjunto com outros órgãos de segurança pública e serviços municipais para garantir a eficiência e a efetividade das ações. 

Além disso, o CBO 5172 engloba outras ocupações relacionadas à segurança pública, como policiais e agentes de trânsito. No entanto, o CBO 5172-15 é específico para a função de Guarda Civil Municipal, diferenciando-se de outras atividades dentro da mesma categoria. 

Continue Lendo
Publicidade

Mais Populares

Guardas Municipais - Todos os direitos reservados © 2021 | Desenvolvido por Melhores Templates