Connect with us

Notícias

Mais uma capital a Guarda Municipal será armada – Manaus/AM

Publicado

em

#AvisoaosNavegantes

Depois que a ONG SOS SEGURANÇA DÁ VIDA, juntamente com a Associação local realizaram 3 MARCHAS AZUL MARINHO na capital Manaus, conscientizando as autoridades sobre a necessidade de armar a instituição, agora vai acontecer.
Parabéns a todos pela decisão que vai tirar um pouco do atraso da Guarda Municipal de Manaus.
#politicas #guardasmunicipais #luta #violência #Polícia #liderança

#NAVAL

Prefeitura publica portaria sobre compras de pistolas para a Guarda Municipal  

Os Guardas Municipais de Manaus serão armados com pistolas semi-automáticas calibre 9mm. As armas serão compradas da empresa Taurus por R$ 895.712,50.
A aquisição consta na Portaria nº 032/2021-DAF/CM publicada no Diário Oficial do Município de quinta-feira (16). A portaria não estabelece o número de pistolas a serem adquiridas.
A autorização para a compra ocorre três meses depois de a Assembleia Legislativa do Amazonas aprovar uma PEC que liberou o uso de arma de fogo para a Guarda Municipal.
Na quinta-feira da semana passada o secretário municipal da Casa Militar, William de Oliveira Dias, que assina a portaria, autorizou o processo de aquisição pública. William discrimina o produto como sendo “pistola semi-automática, calibre 9 mm” e considera a “inviabilidade de competição” para a dispensa de licitação.
A Taurus Armas, com sede no Rio Grande do Sul, é a única fabricante no país do modelo escolhido pela Casa Militar.
O armamento da guarda municipal já é uma realidade no Brasil e em outras três capitais da Região Norte. Belém (PA) é a que possui efetivo mais estruturado, com o Grupamento de Ações Táticas, e conta com, pelo menos, sete tipos de equipamentos letais e não-letais. Palmas (TO) e Boa Vista (RR) são as outras duas cidades do Norte onde os guardas têm armas de fogo. Nas outras capitais, ou os guardas trabalham armados – no caso de Macapá (AP), ou não existe – Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO).
Em Belém e Boa Vista há a prevalência de revólveres calibre 38. A guarda da capital paraense dispõe de armas letais (revólver calibre 38, espingarda calibre 12 e pistola 380) e armas não-letais (AM 600, utilizada com munição de borracha, granadas de efeito moral, granada de gás lacrimogêneo e spray de pimenta). Em Boa Vista, os servidores manuseiam pistolas 380, revólveres calibre 38 e espingardas calibre 12.
Alto poder de fogo
Em Manaus, a compra da pistola semiautomática de calibre 9mm para a guarda não gerou divergências entre os especialistas ouvidos. Um é Capitão da Polícia Militar e o outro, escrivão da Polícia Civil. Ambos são da ativa e pediram para não terem a identidade divulgada.
O oficial da PM avalia que a aquisição de uma calibre 9mm gera ainda mais segurança quando incorporada ao efetivo urbano. “Na minha opinião, o calibre 9 mim é o mais adequado para o policiamento urbano.
O militar explica que a aquisição de um revólver calibre 38, por exemplo, seria ultrapassado. “(esse modelo de arma) faz vergonha para a vagabundagem. A ponto 9 não derruba a pessoa com o impacto”, explica. “A calibre 9mm é usado para a guerra urbana que existe no Brasil.
Em contrapartida, o investigador da PC afirma que a lesão transfixante “não existe” e que não há como saber quando uma bala vai ou não atravessar um corpo humano ao ser disparada. “Já há estudos que evidenciam isso”. Para ele, a aquisição do executivo municipal foi “bem pensada” e “está a frente até do equipamento que as polícias no Amazonas utilizam hoje, que é o calibre 40mm”.
“O calibre 9mm é um projétil menor, exige menos carga e o recuo na mão o coloca no nível 2. Então ele é menos letal que o .40 devido ao recuo da arma”, ou seja, nesta última, o policial demora a disparar e consegue dar, no máximo, quatro tiros. Enquanto que com a .9, o desempenho duplica. Para o policial civil, isso facilita as abordagens em casos de confronto imediato. “Polícias do país inteiro, já dispõem dessa arma”.
Veja a portaria na íntegra:

Fonte: https://issuu.com/amazonasatual/docs/armas_para_guarda_municipal

Notícias

Marcha Azul Marinho em Camaçari na Bahia já é sucesso

Publicado

em

#AvisoaosNavegantes

Ainda há 4 dias do evento mais importante de Guardas Municipais de todo Brasil, que desta vez vai acontecer na cidade de Camaçari, já é um grande SUCESSO, pois já contamos com a confirmação de várias caravanas, entre elas, estará presente a Guarda Municipal de Pojuca/BA. Agradecemos em público o apoio do Comandante e também dos Diretores da Associação local juntamente com os demais servidores.

Venha você também ajudar a mostrar para o Brasil que a Segurança Pública Municipal através das Guardas Municipais pode controlar a VIOLÊNCIA.

Participe da II MARCHA AZUL MARINHO DE CAMAÇARI E IX MARCHA AZUL MARINHO BAIANA.

Concentração na Pça Desembargador Monte Negro, a partir das 07h00, no centro de Camaçari.

#alutatemvitoria

#liderança

#Polícia

#NAVAL

A ASSOCIAÇÃO DA GUARDA METROPOLITANA DE POJUCA-BA, representada pelos seus Diretores; Presidente Sr. José Antônio, o Vice-presidente; o Sr.Adeilton, o 1° Tesoureiro; o Sr. Antônio Marcos e o 1° Conselheiro Fiscal; o Sr. José Carlos estiveram, nessa manhã em reunião com o Secretário de Gestão Administrativa; Sr. Luiz Trinchão e o Comandante; o Sr. Renato, para tratar do assunto: participação dos Guardas Municipais de Pojuca-BA, no evento Marcha Azul Marinho de Camaçari-BA. O Secretário Luiz Trinchão, deferiu nossa solicitação e está providenciando tudo que foi pedido no requerimento, como: permissão para usar o uniforme da nossa instituição, um veículo para nosso transporte, a bandeira do município, o banner da Guarda Municipal de Pojuca, a bandeira da Bahia e do Brasil, ajuda de custo para alimentação. Temos a certeza que faremos uma brilhante participação.

Desde já agradeçemos a Gestão, ao Secretário e ao Comandante Renato!

Fonte: https://www.instagram.com/p/CU5EYR5LNrU/?utm_medium=share_sheet

Continue Lendo

Eventos

CONVITE – II Marcha Azul Marinho de Camaçari e IX Marcha Baiana

Publicado

em

#AvisoaosNavegantes

No dia 27 de Outubro, um dia muito espcial na Bahia, estaremos em festa na cidade de Camaçari, região metropolitana de Salvador. Venha marchar conosco por mais SEGURANÇA PÚBLICA Municipal através das Guardas Municipais. Participe da II MARCHA AZUL MARINHO, você não pode perder esta oportunidade única.

Dia 27 de outubro à partir das 08horas, concentração na Praça Desembargador Montenegro, no centro de Camaçari. VENHA!

Esperamos você LÁ!

#ongsossegurancadavida

#NAVAL

Continue Lendo

Notícias

Este é o futuro da Segurança Pública Municipal

Publicado

em

#AvisoaosNavegantes

A cada dia que passa e realizamos mais uma Marcha Azul Marinho nós chegamos a conclusão que em pouco tempo se realmente os prefeitos e vereadores querem proporcionar mais segurança pública de verdade, com resultados positivos e eficazes em suas cidades precisam seguir o exemplo das Guardas Municipais armadas.

#NAVAL

Guardas municipais de Santos iniciam treinamento para atuar com arma de fogo

Uso de armas de fogo pela GCM foi autorizada no dia 30 de outubro de 2019, quando sancionada a lei 1.061.

Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Santos, no litoral de São Paulo, iniciaram um treinamento para porte de arma de fogo. A capacitação, que segue até o final do ano, permitirá que um total de 100 agentes estejam prontos para utilizar o armamento.

O uso de armas de fogo pela GCM foi autorizado no dia 30 de outubro de 2019, quando a prefeitura municipal sancionou a lei 1.061, que autoriza o porte e o uso de armas de fogo em serviço pela Guarda.

Segundo a administração municipal, os agentes ainda não trabalham armados. Porém, na última sexta-feira (8), a primeira turma com 35 integrantes participou de uma aula inaugural.

Os agentes receberam instruções em Guarujá, município com o qual a Secretaria de Segurança de Santos estabeleceu acordo de cooperação técnica. Na aula inaugural, eles aprenderam sobre o manuseio de arma de fogo, além de noções de legislação referente às regras de segurança e as exigências de posse e uso de armamento.

Entre os dias 18 e 22 deste mês, os guardas passam por aulas práticas para conhecer os procedimentos de montagem e desmontagem das armas. No último dia, eles passarão pelos exercícios práticos e avaliação de tiro.

O treinamento, que cumpre critérios estabelecidos por meio de um convênio com a Polícia Federal, terá duração de duas semanas, com carga horária de 160 horas, distribuídas entre aulas teóricas e práticas. Antes das aulas teóricas, em agosto, os agentes passaram por avaliação psicológica, o que também é uma exigência da lei municipal.

Assim que todo este processo for concluído, a corporação receberá da Polícia Federal a autorização para o porte. Até o final deste ano, a Prefeitura de Santos prevê que 100 guardas civis municipais estejam capacitados para trabalharem com o armamento.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2021/10/13/guardas-municipais-de-santos-iniciam-treinamento-para-atuarem-com-porte-de-arma-de-fogo.ghtml

Continue Lendo
Publicidade

Mais Populares

Guardas Municipais - Todos os direitos reservados © 2021 | Desenvolvido por Melhores Templates