Connect with us

Notícias

GUARDAS MUNICIPAIS HÁ UM TEMPO PARA CADA COISA E ESTRATÉGIA PARA LUTAR…

Dia 20/07/2016 – 15:50hs

AVISO AOS NAVEGANTES

Segue um alerta a todos, uma estratégia de como vamos VENCER esta luta e aprovar logo esta PEC 534/02, os demais projetos e de uma vez por todas consolidar as Guardas Municipais como a Policia Municipal Preventiva em defesa do povo brasileiro que clama por segurança pública e diminuição da violência.

Por Naval


GUARDAS MUNICIPAIS HÁ UM TEMPO PARA CADA COISA E ESTRATÉGIA PARA LUTAR…

Hoje acordei preocupado com os acontecimentos que vem ocorrendo com várias Guardas Municipais em todo o país, noto que falta estratégia para lutar, pessoas que estão mais preocupados em aparecer, em se promover do que trabalhar e apresentar resultados. Sei do que estou falando porque foi assim quando aprovamos a lei federal 13022/14, naquela época o que aprovou a lei foi a massa ou seja, as marchas azul marinho que pressionaram e mostraram ao Congresso Nacional a força da Nação Azul marinho, mostrou a vontade do povo e das Guardas Municipais em melhorar a segurança pública, isso sim foi o que realmente convenceu e aprovou tal lei.

Atualmente vejo algumas reuniões em Brasília após a ultima marcha, a XII Marcha Azul Marinho à Brasília, que deu abertura ao VIII Seminário Nacional de Guardas Municipais e Segurança Pública, que de inicio, na sua abertura, o Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá, em seu oitavo mandato, explicou que o momento não é propício para aprovar a PEC 534/02. Este deputado é o relator do projeto, sabe o que está falando, outro grande lider na segurança pública é o Deputado Federal de MG, Lincoln Portela que precisa ser consultado, mas mesmo assim, várias pessoas estão ignorando e continuam atrapalhando o andamento das articulações, para se constatar isso de forma fundamentada analise comigo.

Hoje quem manda no país é o PMDB e aliados, as pessoas que estão promovendo reuniões em Brasília, de forma equivocada, são oriundas do PT ou simpatizantes, esta ultima reunião, até nosso amigo Joselito, que pertence ao PC do B acompanhou a comitiva a uma visita ao atual secretário da SENASP.

Muitas vezes evito fazer ou escrever comentários desta natureza, mas infelizmente a categoria também necessita de informações e entender como anda o processo e articulações para o desenvolvimento das Guardas Municipais.

Querem ver uma coisa?

Analisem comigo a investida de alguns presidentes sindicalistas que um dia após a marcha azul marinho em Brasília realizaram uma reunião com o intuito de fundar uma federação, que já passou da hora de acontecer e tem inclusive o nosso apoio, porém o preletor desta reunião foi o ex-presidente do Sindguardas de São Paulo, Augusto que é do PT, e para piorar ainda mais, o atual presidente Clóvis também é do PT.

Após esta reunião, capitaneado pelo atual presidente Souza Jr do Sindguardas/RN fizeram uma visita ao ex-ministro e ex-presidente da câmara dos deputados e hoje afastado deputado federal Henrique Eduardo Alves, que relembra o PT, um desgaste desnecessário por demais!

Depois houve outras gafes piores que não vou apontar por que não quero ser crítico, apenas estou fundamentando que nossos amigos guardas municipais estão na contra mão da aprovação política da PEC 534/02 e outras demandas.
Atualmente o papel do Conselho Nacional das Guardas Municipais está mais apropriado, pois está tratando de questões técnicas, o que ao final reforça a articulação para aprovação de nossos projetos.

Em tempo, cito o trabalho incansávels dos Guardas Municipais em todo o Brasil, presistentemente divulgado pela Sub Insp. Ramirez ligando para o 0800619619 tem muito mais resultado neste contexto.

Voltando a falar sobre a Marcha Azul Marinha, que não teve a participação dos integrantes da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, em sua primeira edição, 2012, na Av. Paulista e muito menos nas demais que aconteceram em Itápolis, Avaré e Itapira, pois entendem que não é necessário, não pesquisaram qual é o objetivo da Marcha Azul Marinho, que é informar a sociedade, de forma detalhada, o que é Guarda Municipal e as leis que amparam suas atribuições.

Nos últimos dias várias notícias foram veiculadas na mídia, de forma cansativa até, levando inclusive e principalmente a desinformação ao povo brasileiro, mas isso provocou um choque necessário para que os integrantes da GCM de SP se conscientizem da necessidade de se envolverem nesta luta, estão pagando o preço de não participarem de eventos referentes às Guardas Municipais, seja aqui na capital, no estado ou em qualquer parte do país.

Para completar esta matéria, ratifico que nossa luta necessita de inteligência e informação, trabalhar com estratégias e união, se isso não acontecer vamos vencer mesmo assim, mas vai demorar muito tempo. E aqui vai uma estratégia, alertar nossos administradores de canais de comunicação, blogs, sites e redes sociais em geral que não divulguem, não compartilhe, não opinem, não façam áudios, não façam vídeos sobre noticias evasivas e negativas.

Quando a própria categoria massifica, valoriza e multiplica estas informações sensacionalistas, estamos colaborando com a destruição das Guardas Municipais, atualmente a única ferramenta concreta capaz de diminuir a violência neste país.

Finalizando, como sempre declaro em nossas palestras, alertando a todos sobre a nossa necessidade numero um, desmistificar a cultura maldita de que Guarda Municipal não pode fazer nada, só através das marchas vamos conseguir ensinar a sociedade o que é GUARDA MUNICIPAL, sem esta informação não mudaremos o conceito da mídia sobre nós e não vamos conseguir que os políticos invistam fortemente nestas instituições. Deixo uma dica a todos que me acompanham, se eu não publicar no maior Portal de Guardas Municipais do Mundo, http://www.guardasmunicipais.com.br/ é porque não é para divulgar, é porque não compensa o desgaste e que em pouco tempo vamos passar por estas dificuldades e vamos VENCER!

Mauricio Domingues da Silva Naval
É presidente da ONG SOS Segurança da Vida
Idealizador da Marcha Azul Marinho e do site http://www.guardasmunicipais.com.br/
Formado em Ed. Física e Gestão de Segurança Público e pós graduado.
Autor do Livro Guardas Municipais a R Evolução na Segurança Pùblica
Inspetor da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo – I Turma 1986

Continue Lendo

Eventos

DIA 27 DE AGOSTO 2025 – XVI Seminário Nacional de Guardas Municipais e Segurança Pública em Brasília – Evento de conquistas!

#AvisoaosNavegantes

Estamos a poucos dias do maior evento de Guardas Municipais em Brasília-DF, um evento tradicional que já marcou o calendário pelas suas conquistas como a aprovação da Lei federal 13022/14 e também a Lei 13675/18 do SUSP. O evento vai contar com diversas autoridades renomadas, além de sua marca registrada pela abertura especial da Marcha Azul Marinho à Brasília que já está na sua XIX edição. abaixo segue a programação.

#Naval

Programação geral do evento das Guardas Municipais do Brasil no dia 27 de agosto de 2025 no Congresso Nacional

XIX MARCHA AZUL MARINHO À BRASILIATema: Violência requer prevenção, Guardas Municipais Já!

Local: Catedral de Brasília – Esplanada dos Ministérios, Distrito Federal

Data: 27 de agosto de 2025

Horário da concentração: 07h00

VISITAS AOS PARLAMENTARES

Local: Câmara dos Deputados 

Horário: 09h00

ALMOÇO: 12h00

XVI SEMINÁRIO NACIONAL DE GUARDAS MUNICIPAIS E SEGURANÇA PÚBLICA

Tema: Polícia Municipal já! Porque o povo brasileiro tem pressa.

Data: 27 de agosto de 2025

Horário: 14h00

Local: Plenário 3 – Câmara dos Deputados 

14h00 – ABERTURA COM AS AUTORIDADES PRESENTES

• Dep. Hugo Mota – Presidente da Câmara dos Deputados 

• Dep. Fred Costa – Presidente da Comissão de Legislação Participativa – CLP 

• Dep. Lincoln Portela- Presidente da Frente Parlamentar Pró Guardas Municipais

• Senadora Gleisi Hoffmann – Madrinha das Guardas Municipais

• Dep. Mendonça Filho – Presidente da Comissão Especial   

• Senador Confúcio Moura – Padrinho das Guardas Municipais 

• Senador Efraim Filho – Relator da PEC 37 no Senado

° Senador Jaime Campos

• Maurício Domingues da Silva (“Naval”) Presidente da ONG SOS Segurança Dá Vida

• Prefeito Ricardo Nunes – São Paulo 

14h30 – MESA 1 – KAISER DE SUCESSO NA SEGURANÇA PÚBLICA MUNICIPAL

Tema: Prefeitos visionários no avanço das Guardas Municipais na defesa do povo brasileiro como Policia Municipal 

Coordenador da mesa – Deputado federal Fred Costa 

EXPOSITORES: 

• Ricardo Nunes – Prefeito de São Paulo Capital 

• Weber Manga – Prefeito de Votorantim SP

• Custódio Tavares Dias Neto – Prefeito de Indaiatuba SP

• Juliano Duarte – Prefeito de Mariana MG

• Igor Pereira dos Santos – Prefeito de Paracatu MG

15h30 – MESA 2 – CAPACITAÇÃO E AÇÕES SOCIAIS COMUNITÁRIAS DAS GUARDAS MUNICIPAIS 

Tema: Eficiência e eficácia na prestação dos serviços da Polícia Municipal.

Coordenador da mesa e Expositor – Deputado federal Fred Costa 

EXPOSITORES: 

• Moniquele Aparecida Matias de Aguiar – Guarda Municipal de Jundiaí/SP, Instrutora, Advogada e Membro da ONG SOS Segurança Dá Vida.

• Rosilene – Guarda Municipal de Ariquemes, Pedagoga e Vice Presidente da ONG SOS Segurança Dá Vida 

• Maurício Domingues da Silva (“Naval”), GCM de São Paulo, Diretor do Conselho Nacional das Guardas Municipais, Presidente da ONG SOS Segurança Dá Vida e Especialista em Segurança Pública.

• Girlei Aparecida Oliveira Marconi – Guarda Municipal de Ribeirão Preto, Presidente da Associação dos Guardas Civis Municipais de Ribeirão Preto e Região (AGCMRP-R) e da Associação de Moradores de Ribeirão Preto/SP

16h30 – MESA 3 – REPRESENTATIVIDADES CLASSISTAS

Tema: Entidades das Guardas Municipais na luta pela consolidação das Policiais Municipais.

Coordenador da mesa – Deputado federal Fred Costa 

• Reinaldo Monteiro – Guarda Municipal de Barueri, Presidente da AGM BRASIL – Associação Nacional de Guardas Municipais do Brasil

• Arlindo Junio Pereira de Almeida – Guarda Municipal de Contagem/MG, Presidente da Associação dos Guardas Civis Municipais de Minas Gerais – AGMMG

• Maurício Domingues da Silva (“Naval”), GCM de São Paulo, Diretor do Conselho Nacional das Guardas Municipais, Presidente da ONG SOS Segurança Dá Vida e Especialista em Segurança Pública

17h20 – ESPAÇO ABERTO PARA FALA DOS PARTICIPANTES

18h30 – ENCERRAMENTO

Obs: Poderá haver alterações

Continue Lendo

Notícias

Conquista importante da Nação Azul Marinho CBO – Classificação Brasileira de Ocupações

#AvisoaosNavegantes

Em atendimento aos vários pedidos dos nossos navegantes estou publicando mais uma vez, fazendo jus a história das Guardas Municipais sobre o CBO – Classificação Brasileira de Ocupações, que outrora não existia. A prostituta já tinha o seu código de ocupação, assim como o peão de boiadeiro, mas os Guardas Municipal não. Porém em estudo na USP de São Paulo, onde tive a honra de participar com a Inspetora de Divisão Damaris, conseguimos esta grande vitória, à época como CD Naval, já participava desta luta e naquele momento, vi a grande oportunidade de participar deste estudo científico que culminou nesta grande conquista para todos desta categoria de guardas municipais. Segue este post, como homenagem a Inspetora Damaris Maciel, esta grande profissional que nos enche de orgulho. Em tempo façamos justiça e além de participar, testemunhei este grande legado para Nação Azul Marinho., que aqui deixo registrado.

#Naval

O código CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) para Guarda Civil Municipal é 5172-15. Este código engloba as atividades desempenhadas por guardas civis municipais, que são responsáveis pela proteção de bens, serviços, logradouros e instalações do município, além de atuar na manutenção da ordem pública e prestar assistência à população. 

Detalhes sobre o CBO 5172-15: 

  • Proteção de Bens e Serviços: Os guardas civis municipais são responsáveis por garantir a segurança e a integridade dos bens públicos, como praças, parques, edifícios municipais e outros locais de interesse da cidade. 
  • Manutenção da Ordem Pública:Eles atuam na prevenção e repressão de delitos, garantindo o cumprimento das leis e a ordem nos espaços públicos. 
  • Assistência à População:Os guardas civis municipais oferecem suporte e assistência em situações de emergência, como acidentes, incidentes e eventos públicos, além de orientar e encaminhar moradores de rua para abrigos. 
  • Atuação Preventiva:A atuação preventiva é um ponto crucial, com o objetivo de evitar a ocorrência de crimes e garantir um ambiente seguro para a população. 
  • Trabalho em Equipe:Eles trabalham em conjunto com outros órgãos de segurança pública e serviços municipais para garantir a eficiência e a efetividade das ações. 

Além disso, o CBO 5172 engloba outras ocupações relacionadas à segurança pública, como policiais e agentes de trânsito. No entanto, o CBO 5172-15 é específico para a função de Guarda Civil Municipal, diferenciando-se de outras atividades dentro da mesma categoria. 

Continue Lendo
Publicidade

Mais Populares

Guardas Municipais - Todos os direitos reservados © 2021 | Desenvolvido por Melhores Templates