O prefeito Saulo Pedroso e o vice Mario Inui participaram na manhã de segunda-feira (12) do evento em comemoração aos 15 anos da Guarda Civil Municipal de Atibaia. Além de membros da corporação, estiveram presentes o chefe de Gabinete, Luiz Benedito Roberto Toricelli; o secretário de Segurança Pública, Claudinei Cunha; o secretário de Recursos Humanos, Carlos Américo Barbosa da Rocha; o vereador Lucas Cardoso e o Delegado Titular Sebastião Alves de Oliveira.
Em sua fala, o prefeito destacou as melhorias e investimentos realizados na Guarda Civil de Atibaia, como a aquisição de novas viaturas e a implantação do plano de carreira. “Conheço de perto esse importante trabalho e vejo o quanto ele vem se desenvolvendo. Parabéns a todos pelo empenho e por essa bela trajetória da corporação”, ressaltou Saulo.
Desde o início do governo, a Prefeitura vem adotando uma série de medidas na Guarda Municipal para reforçar a segurança do município. A quantidade de efetivo nas ruas foi duplicada com a liberação do pagamento de horas extras aos guardas municipais. Além disso, houve a aquisição de mais duas viaturas para o aumento de rondas pela ROMU (Rondas Ostensivas Municipais) e também quatro motocicletas (300 cilindradas) para o trabalho de ronda na cidade. A compra dos novos veículos permitiu maior presença da GCM nas diferentes regiões da cidade, seja em patrulhas escolares, atendendo a ocorrências de trânsito, prestando apoio ao público ou a instituições, e também trabalhando em apoio à polícia.
A Prefeitura também implantou um inédito plano de carreira para a Guarda Civil Municipal – uma solicitação antiga da corporação – em janeiro desse ano. Com a medida, a Administração Municipal criou um importante mecanismo de valorização dos guardas civis municipais, inclusive deixando as fileiras da corporação mais atrativas para futuros profissionais.
Diversas ações da GCM vem contribuindo para a diminuição da criminalidade no município. Os guardas civis municipais realizam pontos de estacionamento em todas as entradas e saídas da cidade com o objetivo de inibir atos criminosos e fechar as rotas de fuga. A ação acontece principalmente em horários de pico, como o encerramento do expediente comercial. As ações de patrulhamento preventivo na região da Lucas também foram intensificadas, colocando as viaturas da ROMU e a Base Móvel em operação constante no local. Em duas oportunidades, a GCM conseguiu acabar com a ação de quadrilhas especializadas no furto de estepes.