Connect with us

Notícias

Estudo comprova que cidade com Guarda Municipal armada reduz a violência

Publicado

em

Na data de hoje o Jornal Folha de São Paulo publicou matéria importantíssima sobre Guardas Municipais armadas. Neste estudo, realizado pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, deixa claro que nas cidades onde as Guardas Municipais trabalham armadas o índice de homicídios caiu sensivelmente, cerca de 65% a cada 100 mil habitantes.

Este artigo consolida estudo realizado pela ONG SOS Segurança Dá Vida, no curso de Gestão em Segurança Pública e Comandos de Guardas Municipais, pós graduação da Méritus Educacional, em Campinas/SP, comprovando que cidades que conseguem estruturar suas Guardas Municipais, conforme manda a lei federal 13022, aprovada, graças às Marchas Azul Marinho em Brasília, no Congresso Nacional, mobilização tradicional destas instituições, no ano de 2014.

O artigo, neste momento em que o presidente Bolsonaro cumpre sua promessa de campanha, facilitando a posse de armas ao povo brasileiro, é muito bem vindo, poís o país atravessa o pior momento de uma violência incontrolável no estado do Ceará, onde, o governo federal disponibiliza a Força Nacional, sendo que as Guardas Municipais daquele estado vem clamando há anos o armamento, principalmente em Fortaleza, Ipu, Crato, Maracanau, e tantas outras, e principalmente Caucaia, onde foi assassinado, o GM, Sub Inspetor Alves, organizador da Marcha Azul Marinho da cidade. Este estudo comprova que, se as Guardas Municipais do estado do Ceará, estivessem armadas, a violência estaria sob controle.

A parte negativa da matéria é o comentário equivocado, de Melina Risso, sobre dar armas a policiais e abandoná-los é irresponsabilidade. Oras, isso é óbvio, nenhuma instituição policial arma seu contingente sem a devida capacitação, inclusive as Guardas Municipais que são exageradamente fiscalizada pela PF.

Outra informação que o estudo traz, é a má gestão do prefeito de Marília, São Paulo, deixando de criar a Guarda Municipal armada, gastando muito menos, com um impacto, duas (2) vezes menor, para o erário público local, ao decidir contratar PMs aposentados para realizarem o serviço de Guardas Municipais, atribuição estas, garantidas pela CF, desde 1988.

Mas, enfim, de uma forma geral, o estudo traz grande auxílio aos estudiosos do assunto na área da Segurança Pública Municipal, principalmente àqueles que insistem em não apoiarem as Guardas Municipais solucionarem este problema e armarem, imediatamente, seus efetivos, trazendo aassim, mais tranquilidade às suas populações locais. Em caso de pairar alguma dúvida, nestes “especialista”, contrários às Polícias Municipais, que comparem a Guarda Municipal da capital do Rio de Janeiro, ( que necessita urgentemente ser armada), com a Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, na execução dos serviços prestados à sociedade.

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/01/cidade-com-guarda-armada-reduz-mais-homicidios-aponta-estudo.shtml

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Equipes ROMU da Guarda Municipal são reativadas

Publicado

em

  • A Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) foi reativada. Nesta sexta-feira, 30 de julho, o prefeito Marquinhos e o secretário de administração Fred Reule estiveram na cerimônia de entrega de chaves, que aconteceu na Praça da Matriz nesta tarde.

Ao todo, são 16 integrantes, divididos em 4 equipes alternadas por período. A ROMU é uma equipe especializada para agir em situações de maiores gravidades e volta a atuar em Rancharia depois da sua regularização e nova padronização das viaturas.

Fonte: http://rancharia.sp.gov.br/noticias/?i=1720&c=1

Continue Lendo

Notícias

Ji-Paraná vai debater em Audiência Pública criação da Guarda Municipal

Publicado

em

#AvisoaosNavegantes

No mês de setembro nossa agenda está super lotada, mas em Rondônia, o trabalho que estamos realizando começa a ganhar corpo. Recentemente estivemos em Ji-Paraná, cidade deste estado, onde teremos no próximo dia 10 de setembro uma Audiência Pública para tratar da criação da Guarda Municipal, iniciativa do autor do anteprojeto, Vereador Marcelo Lemos que há anos defende esta propositura.

Isso demonstra que nosso trabalho, realizado pela ONG SOS SEGURANÇA DÁ VIDA pelas corajosas Rosilene e Jocemara vem dando um grande resultado.

Diante dos fatos parabenizamos ambas pela LUTA que vem enfrentando para mudar a Guarda de Trânsito de Ariquemes que só vem prejudicando a população local há anos, com multas e mais MULTAS diariamente, parabenizamos também o visionario nobre vereador Marcelo Lemos por esta iniciativa brilhante.

#Naval

Audiência pública sobre Guarda Municipal tem nova data

Na opinião de Marcelo Lemos, a implantação da Guarda Municipal em Ji-Paraná é um dos pontos que buscam contribuir com a Segurança Pública, já que com o crescimento da cidade, é crescente também o índice de criminalidade.

A nova data para a audiência pública sobre a implantação da Guarda Municipal em Ji-Paraná é o dia 10 de setembro. A data foi definida pelo vereador Marcelo Lemos (PSD), que é o autor do anteprojeto que visa à implantação da Guarda no município. Autoridades de todo Estado estão sendo convidadas a participar do evento, que é aberto ainda a toda comunidade e está programado para as 19 horas do próximo dia 10 no auditório da Câmara de Vereadores de Ji-Paraná.

Para a implantação da Guarda Municipal, Marcelo lemos tem buscado informações com órgãos estaduais e de outros municípios.

Na opinião de Marcelo Lemos, a implantação da Guarda Municipal em Ji-Paraná é um dos pontos que buscam contribuir com a Segurança Pública, já que com o crescimento da cidade, é crescente também o índice de criminalidade.

Há meses trabalhando na elaboração deste anteprojeto, o Vereador diz que por todos os órgãos por onde passa tem incentivo a dar continuidade à implantação da Guarda Municipal em Ji-Paraná, já que será uma força a mais no combate ao crime.

Fonte: https://www.jiparana.ro.leg.br/institucional/noticias/audiencia-publica-sobre-guarda-municipal-tem-nova-data

Continue Lendo

Notícias

Segurança Pública é tema de seminário em Cacoal

Publicado

em

[tps_footer]

[/tps_footer]

#AvisoaosNavegantes

A Câmara Municipal de Cacoal, através do primeiro secretário da mesa diretiva, vereador Edimar Kapiche (PSDB), promoveu o III Seminário de Guardas Municipais e Segurança Pública.

O tema desta edição foi, ” Violência requer prevenção, Guardas Municipais já!”.

Essa bandeira da criação da guarda municipal, é levantada há vários anos pelo vereador Edimar Kapiche

Estiveram presentes na solenidade os vereadores Zivan Almeida (PSC), e Dr. Paulo Henrique (PTB), a diretoria do Sinsemuc, vigilantes do município, além de guardas municipais de São Paulo e Ariquemes.

A Câmara está de portas abertas para discutir o tema.

Fonte: https://www.cacoal.ro.leg.br/weblineprimeirapagina.php?pag=T1RVPU9EZz1PV0k9T1RrPU9UUT1OMlE9T0dNPU9XST1PR1U9T0dNPU9HWT1PV009T1dZPQ%3D%3D&id=2289

Continue Lendo
Publicidade

Mais Populares

Guardas Municipais - Todos os direitos reservados © 2021 | Desenvolvido por Melhores Templates