Connect with us

Notícias

Canil da Guarda Municipal de Jundiai/SP completa mais um curso

#AVISOAOSNAVEGANTES

Nesta semana o Canil da Guarda Municipal de Jundiaí, no estado de São Paulo encerrou com excelência mais um curso, nesta edição participaram, Guardas Municipais de Rondônia, Espírito Santo, Pará entre outros.

O II Curso que foi promovido pela Guarda Municipal de Jundiaí, foi totalmente gratuíto e demonstra o comprometimento das Guardas Municipais em mudar o conceito de Segurança Pública no país.

Parabéns a todos!

Canil da GMJ é referência em aperfeiçoamento profissional no Brasil

Agentes de segurança pública, agora cinotécnicos especializados para atuação nas ruas com cães de trabalho no combate à criminalidade

Setor especializado em Operações com Cães da Guarda Municipal de Jundiaí consolida-se como pólo de ensino para a capacitação de oficiais de toda a região, e principalmente outros Estados do país. Completando este ano 15 anos de existência, o Canil repete o sucesso e os resultados positivos alcançados na realização do I Curso de Cinotecnia em 2018, formando este ano mais 27 novos cinotécnicos. A segunda edição do Curso teve início no dia 30 de setembro, na Base da Corporação, e após 160 horas/aula realizou o encerramento nesta sexta-feira, 25, com os participantes recebendo o certificado de conclusão durante evento realizado no Auditório do 8º andar do Paço Municipal.

Presentes: o inspetor Benedito Marcos Moreno (comandante da GMJ); os gestores de Segurança Municipal, Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó) e Gustavo Leopoldo Caserta Maryssael de Campos – Casa Civil, representando o prefeito Luiz Fernando Machado; o inspetor Alceu Marestoni, chefe do Canil; o inspetor Naval, presidente da ONG S.O.S. Segurança da Vida e Conselho Nacional das Guardas Municipais; e o secretário municipal de Segurança Pública de Itatiba, Fernando Pacheco.

Coordenado pelo Centro de Instrução e Formação, o II Curso de Cinotecnia tem por objetivo preparar o operador cinotécnico – condutor de cães de trabalho –, também em apresentações socioeducativas. Com um corpo docente especializado, formado pelos GMs Pupo, Martins, Meneses, Júlio César, Francisco, Gildomar, os médicos veterinários Clóvis Arnaldo Sproesser Filho (Canil), Regina Aoki e Fátima Neves; o delegado Victor Hugo Ehmke Pizzolatti, e demais instrutores, inclusive com a participação de Corporações parceiras.

“Prestação de serviços com muita qualidade, com parcerias e investimentos da Administração Prefeito Luiz Fernando Machado, decisivos para a qualificação profissional, promovendo o bem-estar da comunidade”, destacou o gestor de Segurança Municipal. Para o titular da Casa Civil, mais um trabalho vitorioso concluído pela instituição. “Muito nos orgulha ter a Guarda Municipal atuando nas ruas, contribuindo significativamente para a construção da história de Jundiaí. Com o apoio e o reconhecimento efetivos da atual Administração, hoje é possível que a população tenha a sensação de segurança garantida, projetando a Jundiaí do futuro. O olhar sempre atento por saber que segurança é um foco muito importante de atenção. A Guarda Municipal desempenha o seu papel além das fronteiras, a proximidade junto à população, que retribui com carinho e reconhecimento.”

“Esperamos ter atendido as expectativas dos participantes, agradecemos a confiança depositada por todos aqueles que durante 25 dias estiveram longe de suas cidades e famílias, determinados em adquirir o conhecimento especializado”, ressaltou o comandante Moreno. Chefe do Canil, o inspetor Alceu reforçou que o setor é uma família muito unida, onde a harmonia prevalece: “instrutores da melhor qualidade, empenhados em garantir o aprendizado, e ampliando dessa forma o círculo de amizades.”

Dentre os 27 inscritos, representantes de cidades do interior de São Paulo – Jundiaí, Cotia, Bebedouro, Ribeirão Preto, Campo Limpo Paulista, São Roque, São Simão, Guarujá, Campinas, Itatiba e também de outros Estados, como Rondônia (cidade de Ariquemes), Pará (Altamira) e Espírito Santo (Marataízes).

Reconhecimento

Vinda de muito longe, a GM Rosilene atua na cidade de Ariquemes (RO), e mesmo após concluir o Curso fica mais um período em Jundiaí para adquirir a qualificação agora junto à Patrulha Guardiã Maria da Penha. “Voltaremos para as nossas cidades de origem, melhor do que chegamos. Vamos sentir saudades: o que seria de nossas vidas sem boas lembranças? A Guarda Municipal de Jundiaí é exemplo para o país: a contribuição significativa para a formação do caráter profissional. Hoje nos sentimos Família Azul Marinho.”

De Rondônia para Jundiaí, a GM Rosilene ressalta que “a Guarda Municipal de Jundiaí é exemplo para a formação do caráter profissional”

No ano passado, durante a realização do I Curso, também houve a participação de um militar do Estado de Rondônia. Sendo assim, o Comando Geral da Polícia Militar daquele Estado decidiu em 2019 homenagear a Guarda Municipal de Jundiaí com a Medalha do Mérito Governador Jorge Teixeira, do 3º Batalhão de Polícia Militar do Estado de Rondônia, como reconhecimento aos relevantes serviços prestados, sendo homenageados o comandante Moreno; o inspetor Alceu; e o GM Pupo.

Assessoria de Imprensa GMJ

Fotos: fotógrafos PMJ

Fonte: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/10/25/canil-da-gmj-e-referencia-em-aperfeicoamento-profissional-no-brasil/

Continue Lendo

Notícias

ALERTA GERAL DO COMANDANTE NAVAL SOBRE CONVÊNIO DA PM DE SÃO PAULO X GCM SP

#AvisoaosNavegantes

Este convênio é um cavalo de tróia, precisamos acompanhar e lutar contra qualquer intervenção da PM em nossas Guardas Municipais.

Comandante Naval

Após a leitura das minutas do convênio e do plano de trabalho, identifiquei alguns pontos que podem ser questionados juridicamente, embora nem todos sejam necessariamente inconstitucionais. Alguns parecem contrariar a Constituição, o Estatuto Geral das Guardas Municipais e a interpretação consolidada pelo STF na ADPF 995.

1. Possível inconstitucionalidade na criação de “ocorrências exclusivas da PMESP”O ponto mais sensível está na cláusula que afirma:”Excetuadas as competências privativas e compartilhadas acima descritas, todas as demais ocorrências e naturezas de atendimento permanecem sob responsabilidade exclusiva da PMESP.” 

E no Plano de Trabalho:

“Ocorrências Exclusivas da PMESP: todas as demais ocorrências de natureza policial…” �

Problema jurídico:

O STF, ao julgar a ADPF 995, reconheceu as Guardas Municipais como integrantes do Sistema de Segurança Pública do art. 144 da Constituição e afirmou que elas exercem atividade policial. O STF também afastou a interpretação de que exista monopólio estadual da atividade de policiamento ostensivo municipal. Além disso, não existe na Constituição dispositivo que atribua à Polícia Militar exclusividade geral no atendimento de ocorrências.

A Constituição atribui à PM a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública, mas não estabelece exclusividade absoluta sobre todas as ocorrências policiais. Portanto, um convênio não pode criar uma reserva de mercado institucional que a Constituição não criou.

Risco

Esse trecho pode ser interpretado como tentativa de restringir competências já reconhecidas à GCM pela Constituição, pela Lei 13.022/2014 e pela jurisprudência do STF.

2. Possível extrapolação ao definir competências “privativas” da GCM e “exclusivas” da PMESP por convênio. O convênio lista quais ocorrências seriam privativas da GCM, compartilhadas ou exclusivas da PMESP. 

Problema:

Competência constitucional não é matéria que possa ser livremente redefinida por convênio administrativo. A repartição constitucional de competências decorre da Constituição e da lei, não de ajuste administrativo entre órgãos. Um convênio pode disciplinar fluxos operacionais. Já definir que determinada natureza de ocorrência pertence exclusivamente a um órgão pode extrapolar sua finalidade jurídica.

3. Concentração obrigatória das ocorrências no COPOM

O plano prevê:

“As chamadas de emergência serão recebidas exclusivamente pelo telefone 190…”

“A Polícia Militar realizará o atendimento de todas as solicitações feitas pelo telefone 190…” �

Possível questionamento:

Não há problema em o 190 continuar sendo administrado pela PMESP. Entretanto, a redação pode gerar interpretação de subordinação operacional da GCM à triagem do COPOM. A GCM possui autonomia administrativa e operacional própria.

Se na prática o sistema impedir que a GCM receba diretamente demandas relacionadas às suas atribuições legais, poderá surgir discussão sobre violação da autonomia municipal prevista nos arts. 18 e 30 da Constituição.

4. Critério “se houver infração penal a PM assume o caso”

O plano estabelece:

“Se houver infração penal, a PMESP assume o caso; se for apenas administrativa, a GCM conclui o atendimento.” 

Problema:

Esse dispositivo parece incompatível com a jurisprudência atual. Hoje é pacífico que Guardas Municipais podem:

realizar patrulhamento preventivo;

efetuar prisão em flagrante;

conduzir autores à autoridade policial;

apreender objetos relacionados ao crime.

Logo, o simples surgimento de infração penal não extingue automaticamente a competência de atuação da GCM. Esse é um dos pontos mais vulneráveis juridicamente.

5. Aspecto positivo: reconhecimento formal de competências compartilhada.

Por outro lado, o convênio traz um reconhecimento relevante:

“Compete de forma compartilhada à GCM . Esse trecho enfraquece a tese histórica de que a PM teria exclusividade no atendimento de ocorrências. O próprio documento admite oficialmente a existência de competências compartilhadas. Esse reconhecimento pode ser utilizado como argumento favorável à GCM em debates institucionais.

6. Aspecto positivo: integração sem subordinação hierárquica.

Conclusão:

Os trechos mais vulneráveis juridicamente são:

A criação de uma categoria genérica de “ocorrências exclusivas da PMESP”.  A tentativa de definir competências constitucionais por convênio administrativo. 

A regra segundo a qual qualquer infração penal faria a PM assumir a ocorrência, reduzindo a atuação da GCM. 

A centralização absoluta do fluxo de emergências no COPOM, se aplicada de forma a limitar a autonomia operacional da GCM. 

O restante do convênio — integração tecnológica, compartilhamento de imagens, acesso ao SIOPM, participação da GCM no RIESP, assentos no COPOM e operações conjuntas — parece juridicamente defensável e compatível com a lógica de cooperação federativa prevista pela Constituição.

Comandante Naval

Continue Lendo

Notícias

COMANDANTE NAVAL CONSIDERA RENAN SANTOS UM FENÔMENO NA POLÍTICA DO BRASIL

#AvisoaosNavegantes

O Pré candidato a Presidente da Republica pelo partido político Missão, Renan Santos é um ativista, empresário e político brasileiro. É um jovem ousado e corajoso, o tipo de ser humano que estava faltando para encarar de verdade os problemas que o nosso Brasil atravessa. Peço a todos os Brasileiros e o mundo, prestem atenção no próximo presidente do nosso país.

Ainda digo com certeza que, o Renan Santos antes das convenções partidárias atinge 15%, ele vai para o segundo turno e ganha esta eleição.

Naval

Renan Santos é conhecido principalmente como um dos fundadores e coordenadores do Movimento Brasil Livre (MBL) e, Presidente do Partido Missão, do qual sou pré candidato à deputado federal pelo estado de São Paulo. Ele ganhou notoriedade nacional durante os protestos pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e é uma figura central do liberalismo e da direita conservadora/liberal no cenário político.

Sua atuação e história envolvem algumas frentes principais:

  • Ativismo no MBL: Ao lado de nomes como Kim Kataguiri e outros, Renan ajudou a criar o MBL, um movimento que teve papel fundamental na mobilização de rua contra o PT e na articulação de pautas liberais na economia e conservadoras nos costumes. Mobilização muito parecida com a Marcha Azul Marinho (apesar de menor) que aprovou a lei federal 13022/14, o estatuto Geral das Guardas Municipais, por isso Renan me chamou tanto a atenção.
  • Posicionamento Ideológico: Suas críticas são frequentemente direcionadas tanto ao governo de Lula (a quem classifica como populista) quanto ao bolsonarismo, o que o coloca em uma posição de tentar disputar o eleitor de centro-direita e antipetista.
  • Pré-candidatura Presidencial: Ele lançou seu nome como alternativa à polarização nacional, focando combate ao crime organizado, além de pautas regionais, corte de gastos, desburocratização e redução das leis trabalhistas (CLT).

Equipe Naval

Continue Lendo
Publicidade

Mais Populares

Guardas Municipais - Todos os direitos reservados © 2021 | Desenvolvido por Melhores Templates