#Avisoaosnavegantes
As dificuldades que várias cidades no Brasil estão passando na prestação de serviço no trânsito é a maneira que a administração pública gere esta pasta que a cada dia está onerando mais os cofres públicos, e assim prejudicando a população local.
Isso ocorre quando prefeitos e vereadores inventam de criar Agentes de Trânsito em vez de focar na criação de uma instituição forte, eficiente e eficaz como vem acontecendo com as Guardas Municipais onde estes servidores cuidam da Segurança Pública de forma generalizada, suas atribuições estão distribuídas desde o Meio Ambiente, Ronda Escolar, Canil, Patrulhamento e Trânsito.
Deixo aqui um alerta aos prefeitos e vereadores que Guarda Municipal pode ser Agente de Trânsito, mas Agente de Trânsito não pode ser Guarda Municipal. Vamos atentar às novas maneiras de apresentar novas políticas públicas em prol da população, pois é muito mais inteligente criar uma Secretaria de Segurança Pública Municipal para gerir estes serviços do que fragmentar estas atribuições.
#naval
Unificação da Guarda Municipal é aprovada na Câmara de Vitória
O Projeto de Lei 300/2023 enviado pelo prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) à Câmara Municipal, que unifica a Guarda Municipal de Vitória, foi aprovado pela maioria dos vereadores, na manhã desta segunda-feira (18). Foram 10 votos favoráveis e dois contrários, dos vereadores André Moreira (Psol) e Karla Coser (PT).
No contexto atual, a guarda de Vitória é divida em dois grupamentos: um responsável pela operação e fiscalização do trânsito, outro pelas ações de segurança e rondas preventivas. Com a unificação, os cargos de agente de proteção comunitária e agente de trânsito dão lugar apenas ao cargo de guarda civil municipal.
O projeto de lei dispõe sobre o Estatuto Geral da Guarda Civil Municipal, permitindo que o município se ajuste à lei federal 13.022, de 8 de agosto de 2014. Na legislação nacional consta que a guarda é formada por servidores públicos integrantes de carreira única e plano de cargos e salários. O uniforme deve ser o mesmo e não pode haver distinção de atividades.