Connect with us

Notícias

Guardas Ambientais irão agilizar ações de prevenção e combate a crimes contra o ambiente

Comandados pela nova Superintendência Ambiental e equipados com 30 novas viaturas, guardas ambientais irão agilizar ações de prevenção e combate a crimes contra o ambiente.

A Guarda Civil Metropolitana irá intensificar e tornar mais ágeis suas ações de proteção ambiental. A nova Superintendência Ambiental, lançada pelo prefeito Fernando Haddad nesta quarta-feira (10), irá coordenar a atuação dos guardas na prevenção e combate a crimes contra o ambiente, articulada com as secretarias do Verde e do Meio Ambiente e de Coordenação das Subprefeituras. Os trabalhos também serão agilizados com a chegada de 30 novas viaturas, equipadas para o policiamento ambiental.

“Estamos estruturando uma força-tarefa para que os subprefeitos possam acionar e os guardas tenham os meios necessários para uma ação efetiva antes que se consume o dano ambiental. Porque depois de consumado o crime ambiental, é muito difícil reparar o dano à natureza”, afirmou Haddad. Entre as ações de proteção do ambiente, Haddad mencionou também o desenvolvimento do Pólo de Ecoturismo de Parelheiros.

A Guarda Ambiental tem um efetivo de 239 guardas e atua em parques e áreas de proteção de ambiental da capital. Esse efetivo passará a ficar diretamente subordinado à nova superintendência. Inicialmente serão três sedes: Anhanguera Cantareira, Capivari-Monos e Carmo-Tietê.

Antes da criação da superintendência, estes guardas eram alocados nas inspetorias de 18 subprefeituras das regiões norte, sul e leste. “Nós detectamos que nós precisávamos melhorar o tempo de resposta nas nossas ações. Isso porque nas questões ambientais algumas horas podem significar muito no sucesso ou no fracasso das nossas operações”, disse o secretário Roberto Porto (Segurança Urbana).

Fotos Crédito: Cesar Ogata

As 30 novas viaturas são caminhonetes com tração nas quatro rodas, especialmente equipadas e adesivadas para atuação da Guarda Ambiental. Segundo Gilson Menezes, comandante geral da GCM, 10 veículos atenderão a zona leste, oito atuarão na noroeste e 12 protegerão a região sul. O investimento nas viaturas é de R$ 5,7 milhões, em três anos.

Uma das caminhonetes será especialmente preparada para o resgate de animais silvestres e ficará disponível no Parque do Ibirapuera, na Divisão Técnica de Medicina Veterinária e Manejo da Fauna Silvestre, para atender este tipo de ocorrência. Denúncias e chamados poderão ser feitos através da central de atendimento 153 da GCM.

De acordo com ocoordenador do Programa de Proteção Ambiental, inspetor Roberto Crisóstomo, as operações mais comuns da Guarda Ambiental envolvem invasão de áreas de proteção, ocupação de áreas de risco e proteção de animais silvestres. “Estes guardas têm muita experiência na mediação de conflitos, oferecem orientações e têm formação especial. Pelo policiamento comunitário, o guarda tem conhecimento da área e pode também fazer um trabalho preventivo. Temos também equipamentos específicos, como o cambão (equipamento usado para reboque de veículos) e caixas para transporte de animais, além de trabalharmos em parceria com biólogos e veterinários”, explica o inspetor.

As operações da nova superintendência serão articuladas a outras áreas da Prefeitura por meio de uma Operação Integrada de Defesa Ambiental. “Foi criado um programa que integra três secretarias: a de Segurança Urbana, Verde e Meio Ambiente e Coordenação as Subprefeituras, porque estas secretarias têm a tarefa de chegar às áreas que precisam ser protegidas”, explicou a vice-prefeita Nádia Campeão. Também participaram do lançamento do programa os secretários Ricardo Teixeira (Coordenação das Subprefeituras), Wanderley do Nascimento (Verde e Meio Ambiente), Nunzio Briguglio (Comunicação) e Chico Macena (Governo).

FONTE: www.prefeitura.sp.gov.br

Continue Lendo

Eventos

DIA 27 DE AGOSTO 2025 – XVI Seminário Nacional de Guardas Municipais e Segurança Pública em Brasília – Evento de conquistas!

#AvisoaosNavegantes

Estamos a poucos dias do maior evento de Guardas Municipais em Brasília-DF, um evento tradicional que já marcou o calendário pelas suas conquistas como a aprovação da Lei federal 13022/14 e também a Lei 13675/18 do SUSP. O evento vai contar com diversas autoridades renomadas, além de sua marca registrada pela abertura especial da Marcha Azul Marinho à Brasília que já está na sua XIX edição. abaixo segue a programação.

#Naval

Programação geral do evento das Guardas Municipais do Brasil no dia 27 de agosto de 2025 no Congresso Nacional

XIX MARCHA AZUL MARINHO À BRASILIATema: Violência requer prevenção, Guardas Municipais Já!

Local: Catedral de Brasília – Esplanada dos Ministérios, Distrito Federal

Data: 27 de agosto de 2025

Horário da concentração: 07h00

VISITAS AOS PARLAMENTARES

Local: Câmara dos Deputados 

Horário: 09h00

ALMOÇO: 12h00

XVI SEMINÁRIO NACIONAL DE GUARDAS MUNICIPAIS E SEGURANÇA PÚBLICA

Tema: Polícia Municipal já! Porque o povo brasileiro tem pressa.

Data: 27 de agosto de 2025

Horário: 14h00

Local: Plenário 3 – Câmara dos Deputados 

14h00 – ABERTURA COM AS AUTORIDADES PRESENTES

• Dep. Hugo Mota – Presidente da Câmara dos Deputados 

• Dep. Fred Costa – Presidente da Comissão de Legislação Participativa – CLP 

• Dep. Lincoln Portela- Presidente da Frente Parlamentar Pró Guardas Municipais

• Senadora Gleisi Hoffmann – Madrinha das Guardas Municipais

• Dep. Mendonça Filho – Presidente da Comissão Especial   

• Senador Confúcio Moura – Padrinho das Guardas Municipais 

• Senador Efraim Filho – Relator da PEC 37 no Senado

° Senador Jaime Campos

• Maurício Domingues da Silva (“Naval”) Presidente da ONG SOS Segurança Dá Vida

• Prefeito Ricardo Nunes – São Paulo 

14h30 – MESA 1 – KAISER DE SUCESSO NA SEGURANÇA PÚBLICA MUNICIPAL

Tema: Prefeitos visionários no avanço das Guardas Municipais na defesa do povo brasileiro como Policia Municipal 

Coordenador da mesa – Deputado federal Fred Costa 

EXPOSITORES: 

• Ricardo Nunes – Prefeito de São Paulo Capital 

• Weber Manga – Prefeito de Votorantim SP

• Custódio Tavares Dias Neto – Prefeito de Indaiatuba SP

• Juliano Duarte – Prefeito de Mariana MG

• Igor Pereira dos Santos – Prefeito de Paracatu MG

15h30 – MESA 2 – CAPACITAÇÃO E AÇÕES SOCIAIS COMUNITÁRIAS DAS GUARDAS MUNICIPAIS 

Tema: Eficiência e eficácia na prestação dos serviços da Polícia Municipal.

Coordenador da mesa e Expositor – Deputado federal Fred Costa 

EXPOSITORES: 

• Moniquele Aparecida Matias de Aguiar – Guarda Municipal de Jundiaí/SP, Instrutora, Advogada e Membro da ONG SOS Segurança Dá Vida.

• Rosilene – Guarda Municipal de Ariquemes, Pedagoga e Vice Presidente da ONG SOS Segurança Dá Vida 

• Maurício Domingues da Silva (“Naval”), GCM de São Paulo, Diretor do Conselho Nacional das Guardas Municipais, Presidente da ONG SOS Segurança Dá Vida e Especialista em Segurança Pública.

• Girlei Aparecida Oliveira Marconi – Guarda Municipal de Ribeirão Preto, Presidente da Associação dos Guardas Civis Municipais de Ribeirão Preto e Região (AGCMRP-R) e da Associação de Moradores de Ribeirão Preto/SP

16h30 – MESA 3 – REPRESENTATIVIDADES CLASSISTAS

Tema: Entidades das Guardas Municipais na luta pela consolidação das Policiais Municipais.

Coordenador da mesa – Deputado federal Fred Costa 

• Reinaldo Monteiro – Guarda Municipal de Barueri, Presidente da AGM BRASIL – Associação Nacional de Guardas Municipais do Brasil

• Arlindo Junio Pereira de Almeida – Guarda Municipal de Contagem/MG, Presidente da Associação dos Guardas Civis Municipais de Minas Gerais – AGMMG

• Maurício Domingues da Silva (“Naval”), GCM de São Paulo, Diretor do Conselho Nacional das Guardas Municipais, Presidente da ONG SOS Segurança Dá Vida e Especialista em Segurança Pública

17h20 – ESPAÇO ABERTO PARA FALA DOS PARTICIPANTES

18h30 – ENCERRAMENTO

Obs: Poderá haver alterações

Continue Lendo

Notícias

Conquista importante da Nação Azul Marinho CBO – Classificação Brasileira de Ocupações

#AvisoaosNavegantes

Em atendimento aos vários pedidos dos nossos navegantes estou publicando mais uma vez, fazendo jus a história das Guardas Municipais sobre o CBO – Classificação Brasileira de Ocupações, que outrora não existia. A prostituta já tinha o seu código de ocupação, assim como o peão de boiadeiro, mas os Guardas Municipal não. Porém em estudo na USP de São Paulo, onde tive a honra de participar com a Inspetora de Divisão Damaris, conseguimos esta grande vitória, à época como CD Naval, já participava desta luta e naquele momento, vi a grande oportunidade de participar deste estudo científico que culminou nesta grande conquista para todos desta categoria de guardas municipais. Segue este post, como homenagem a Inspetora Damaris Maciel, esta grande profissional que nos enche de orgulho. Em tempo façamos justiça e além de participar, testemunhei este grande legado para Nação Azul Marinho., que aqui deixo registrado.

#Naval

O código CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) para Guarda Civil Municipal é 5172-15. Este código engloba as atividades desempenhadas por guardas civis municipais, que são responsáveis pela proteção de bens, serviços, logradouros e instalações do município, além de atuar na manutenção da ordem pública e prestar assistência à população. 

Detalhes sobre o CBO 5172-15: 

  • Proteção de Bens e Serviços: Os guardas civis municipais são responsáveis por garantir a segurança e a integridade dos bens públicos, como praças, parques, edifícios municipais e outros locais de interesse da cidade. 
  • Manutenção da Ordem Pública:Eles atuam na prevenção e repressão de delitos, garantindo o cumprimento das leis e a ordem nos espaços públicos. 
  • Assistência à População:Os guardas civis municipais oferecem suporte e assistência em situações de emergência, como acidentes, incidentes e eventos públicos, além de orientar e encaminhar moradores de rua para abrigos. 
  • Atuação Preventiva:A atuação preventiva é um ponto crucial, com o objetivo de evitar a ocorrência de crimes e garantir um ambiente seguro para a população. 
  • Trabalho em Equipe:Eles trabalham em conjunto com outros órgãos de segurança pública e serviços municipais para garantir a eficiência e a efetividade das ações. 

Além disso, o CBO 5172 engloba outras ocupações relacionadas à segurança pública, como policiais e agentes de trânsito. No entanto, o CBO 5172-15 é específico para a função de Guarda Civil Municipal, diferenciando-se de outras atividades dentro da mesma categoria. 

Continue Lendo
Publicidade

Mais Populares

Guardas Municipais - Todos os direitos reservados © 2021 | Desenvolvido por Melhores Templates