Connect with us

Notícias

GCM inicia treinamento prático para uso de pistolas de eletrocondutividade e sprays de pimenta

Publicado

em

A Guarda Civil Municipal (GCM) iniciou na segunda-feira (17) um treinamento prático para uso de pistolas de eletrocondutividade e sprays de pimenta pela corporação. Um grupo de 55 guardas passará pela capacitação prática, que tem duração total de 20 horas e inclui ainda aulas teóricas.

As aulas práticas ocorrem na sede do Tiro de Guerra, na Vila Industrial, onde os guardas aprendem a usar esses equipamentos na abordagem das pessoas em situação de risco. Equipamentos como esses foram doados à GCM pelo Governo Federal, por meio Ministério da Justiça, para serem utilizados nas ações de combate ao uso e tráfico de drogas na cidade.

No treinamento, são criadas situações reais com uso de simulacros e alvos. As armas de condutividade elétrica têm capacidade menos letal e alcance de seis a oito metros de distância, e as ampolas de spray de pimenta são de gás, para uso em aglomerações, e a de gel e espuma para ambientes fechados e alvos isolados.

Inspetores da Guarda Civil Municipal de São José dos Campos foram capacitados para operar como multiplicadores de ensino. Inicialmente eles darão treinamento para estes 55 guardas, que foram divididos em cinco turmas de 11 pessoas, mas a proposta é que todo efetivo da GCM passe pelo treinamento.

“Estamos orientando nossos guardas sobre a abordagem tanto a usuários quanto a traficantes, além dos aspectos legais, dos serviços de saúde e de assistência social, para que possam atuar de forma integrada, mas com foco na segurança pública”, disse o inspetor regional da GCM, Alex Alexandre da Silva Santos, capacitado pelo Ministério da Justiça para a instrução.

Parceria

Pela parceria com o Governo Federal, a GCM recebeu 100 pistolas de eletrocondutividade e 300 ampolas de spray de pimenta (gás, gel e espuma), além de dois micro-ônibus adaptados com câmeras de segurança, quatro viaturas Sedan e quatro motocicletas.

Este trabalho da GCM de combate ao uso e tráfico de entorpecentes na cidade está baseado no plano nacional de enfrentamento do crack e outras drogas, proposto pelo Governo Federal pelo programa “Crack, É Possível Vencer”. Na adesão do município ao projeto, em meados de 2013, a Guarda foi escolhida para atuar nas ações de segurança e prevenção às drogas.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Equipes ROMU da Guarda Municipal são reativadas

Publicado

em

  • A Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) foi reativada. Nesta sexta-feira, 30 de julho, o prefeito Marquinhos e o secretário de administração Fred Reule estiveram na cerimônia de entrega de chaves, que aconteceu na Praça da Matriz nesta tarde.

Ao todo, são 16 integrantes, divididos em 4 equipes alternadas por período. A ROMU é uma equipe especializada para agir em situações de maiores gravidades e volta a atuar em Rancharia depois da sua regularização e nova padronização das viaturas.

Fonte: http://rancharia.sp.gov.br/noticias/?i=1720&c=1

Continue Lendo

Notícias

Ji-Paraná vai debater em Audiência Pública criação da Guarda Municipal

Publicado

em

#AvisoaosNavegantes

No mês de setembro nossa agenda está super lotada, mas em Rondônia, o trabalho que estamos realizando começa a ganhar corpo. Recentemente estivemos em Ji-Paraná, cidade deste estado, onde teremos no próximo dia 10 de setembro uma Audiência Pública para tratar da criação da Guarda Municipal, iniciativa do autor do anteprojeto, Vereador Marcelo Lemos que há anos defende esta propositura.

Isso demonstra que nosso trabalho, realizado pela ONG SOS SEGURANÇA DÁ VIDA pelas corajosas Rosilene e Jocemara vem dando um grande resultado.

Diante dos fatos parabenizamos ambas pela LUTA que vem enfrentando para mudar a Guarda de Trânsito de Ariquemes que só vem prejudicando a população local há anos, com multas e mais MULTAS diariamente, parabenizamos também o visionario nobre vereador Marcelo Lemos por esta iniciativa brilhante.

#Naval

Audiência pública sobre Guarda Municipal tem nova data

Na opinião de Marcelo Lemos, a implantação da Guarda Municipal em Ji-Paraná é um dos pontos que buscam contribuir com a Segurança Pública, já que com o crescimento da cidade, é crescente também o índice de criminalidade.

A nova data para a audiência pública sobre a implantação da Guarda Municipal em Ji-Paraná é o dia 10 de setembro. A data foi definida pelo vereador Marcelo Lemos (PSD), que é o autor do anteprojeto que visa à implantação da Guarda no município. Autoridades de todo Estado estão sendo convidadas a participar do evento, que é aberto ainda a toda comunidade e está programado para as 19 horas do próximo dia 10 no auditório da Câmara de Vereadores de Ji-Paraná.

Para a implantação da Guarda Municipal, Marcelo lemos tem buscado informações com órgãos estaduais e de outros municípios.

Na opinião de Marcelo Lemos, a implantação da Guarda Municipal em Ji-Paraná é um dos pontos que buscam contribuir com a Segurança Pública, já que com o crescimento da cidade, é crescente também o índice de criminalidade.

Há meses trabalhando na elaboração deste anteprojeto, o Vereador diz que por todos os órgãos por onde passa tem incentivo a dar continuidade à implantação da Guarda Municipal em Ji-Paraná, já que será uma força a mais no combate ao crime.

Fonte: https://www.jiparana.ro.leg.br/institucional/noticias/audiencia-publica-sobre-guarda-municipal-tem-nova-data

Continue Lendo

Notícias

Segurança Pública é tema de seminário em Cacoal

Publicado

em

[tps_footer]

[/tps_footer]

#AvisoaosNavegantes

A Câmara Municipal de Cacoal, através do primeiro secretário da mesa diretiva, vereador Edimar Kapiche (PSDB), promoveu o III Seminário de Guardas Municipais e Segurança Pública.

O tema desta edição foi, ” Violência requer prevenção, Guardas Municipais já!”.

Essa bandeira da criação da guarda municipal, é levantada há vários anos pelo vereador Edimar Kapiche

Estiveram presentes na solenidade os vereadores Zivan Almeida (PSC), e Dr. Paulo Henrique (PTB), a diretoria do Sinsemuc, vigilantes do município, além de guardas municipais de São Paulo e Ariquemes.

A Câmara está de portas abertas para discutir o tema.

Fonte: https://www.cacoal.ro.leg.br/weblineprimeirapagina.php?pag=T1RVPU9EZz1PV0k9T1RrPU9UUT1OMlE9T0dNPU9XST1PR1U9T0dNPU9HWT1PV009T1dZPQ%3D%3D&id=2289

Continue Lendo
Publicidade

Mais Populares

Guardas Municipais - Todos os direitos reservados © 2021 | Desenvolvido por Melhores Templates