Connect with us

Notícias

Sesdec apoia fortalecimento das Guardas Municipais

Publicado

em

#AVISOAOSNAVEGANTES – 20/01/2018

Atenção toda Nação azul Marinho, as Guardas Municipais deste país oara continuarem crescendo precisamos ajudar nossos irmão e irmãs de norte a sul. Agora é a vez da I MARCHA AZUL MARINHO DE ARIQUEMES/RO, se voce quer mais segurança pública de verdade este é o momento, contamos com sua força total.

#VAMOSTRABALHAR

#PORNAVAL


FORTALECIMENTO

Secretário discute fortalecimento da Guarda Municipal com representantes políticos e agentes de Ariquemes
19 de janeiro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Durante reunião realizada na Sesdec, o secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, Lioberto Caetano, expôs ao vereador de José Augusto (PPS), e duas agentes da Guarda Municipal de Ariquemes, a estratégia de fortalecimento das Guardas Municipais, previsto no Programa Rondônia Mais Segura, classificado como “Articulação Institucional” Esta articulação é um dos componentes do programa, proposto pelos servidores estaduais, em fevereiro de 2017, durante o curso da empresa de consultoria Amana-Key.

Sesdec apoia fortalecimento das Guardas Municipais

O secretário explicou aos guardas que dentro desse componente, está inserida a ação “Municípios Mais Pacíficos”, que contempla 22 cidades do interior com índices de criminalidade desfavoráveis.

Ações diversas contemplam o fortalecimento da Guarda Municipal de Ariquemes, fundada em 2005 quando Confúcio Moura era prefeito daquele município. As pactuações da Sesdec com as três esferas de governo tem forte participação da comunidade. Foi o que esclareceu o secretário Caetano às agentes da guarda – Rosilene Santos e Jocemara Lopes –, que ainda não tinham conhecimento detalhado do Programa Rondônia Mais Segura.

Ações

No caso específico da Guarda, as pactuações alcançam a construção da sede própria, que depende da regularização de um terreno onde a guarda opera provisoriamente ; aquisição de viaturas; ampliação do monitoramento; aquisição de rádios HT’s de comunicação; mobiliário completo. Estes são alguns dos benefícios que podem melhorar o trabalho dos agentes, conforme relatou Rosilene Santos.

As Guardas Municipais são fundamentais no auxilio as forças de segurança na promoção da paz. Para isso, é necessária a participação de todos, preservando o caráter integrativo proposto pelo governo, com forte participação popular, disse o secretário, que enalteceu o trabalho desenvolvido em Ariquemes.

“A mudança e as melhorias nas ações começam por cada um de nós. Quando queremos mudar alguma coisa é imprescindível começar por nos mesmos essa mudança. A guarda de Ariquemes tem essa característica. Somente assim, conseguiremos atender, ainda melhor, a população, e corresponder ao que a sociedade espera dos servidores”, disse o secretário.

Durante a reunião, o vereador José Augusto falou da necessidade de fortalecimento das instituições de segurança e se comprometeu a ser o interlocutor entre a corporação e o prefeito Thiago Flores; demais vereadores; e os deputados estaduais do Vale do Jamari.

Fonte
Texto: Valdir Alves
Fotos: Valdir Alves
Secom – Governo de Rondônia

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Guarda Municipal de Itabirito/MG completa curso especializado em segurança pública

Publicado

em

#AvisoaosNavegantes

A Guarda Municipal de Itabirito/MG completa curso especializado em segurança pública. O mesmo foi realizado por especialistas das Guardas Municipais de Araras e São Paulo/Capital.
#equipe

O treinamento foi realizado no Parque Agropecuário no Distrito do Córrego do Bação.

A Guarda Civil Municipal de Itabirito (MG) finalizou neste mês de novembro, o 1º Curso de Nivelamento de Ações Táticas Operacionais. No total foram 47 agentes participantes, totalizando 80 horas aula.

O objetivo do curso foi inserir o aperfeiçoando e o emprego de técnicas operacionais, uso diferenciado da força voltados para as missões de alta complexidade ,condutas patrulhamento urbano, sobrevivência policial, emboscada e contra emboscada.

Durante o nivelamento, os agentes também tiveram aulas teóricas sobre Legislações e Direitos Humanos e ética profissional. O quadro de instrutores foi composto pelo Inspetor Salathiel , comandante da Ronda Ostensiva Municipal – ROMU da Guarda Civil Municipal de Araras do estado de São Paulo, o instrutor Salathiel tem experiência de 32 anos de instituição e é um dos mais conceituados em formação de Guardas Municipais no Brasil.

Participou também das instruções Maurício Naval, que é uma pessoa muito conhecida e admirada por sua luta pela segurança e pela vida. É Presidente da ONG “SOS Segurança da Vida”, líder da Marcha Azul Marinho em todo o Brasil, escritor e autor do livro “Guardas Municipais – A Revolução na Segurança Pública”. Naval é Inspetor de Divisão da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo – SP.

O treinamento foi realizado no Parque Agropecuário de Itabirito no Distrito do Córrego do Bação. A capacitação reforça o compromisso da Segurança Pública em manter o efetivo das forças sempre bem preparado e com o nível de atuação elevado. Dar condições e conhecimento ao policial para atuar com efetividade traz benefícios a toda sociedade”, destacou Antônio Pataro – secretário Municipal de Segurança Pública.

“Os cursos de capacitação na segurança pública servem para cumprir diversos objetivos e são de suma relevância para a formação e atualização contínua dos Agentes Policiais, incluindo as Guardas Municipais como verdadeiras polícias municipais. Dar condições e conhecimento ao policial para atuar com efetividade traz benefícios a toda sociedade”, destacou comandante Fernanda de Brito.

Fonte: https://reporterbetoribeiro.com.br/inspetor-salathiel-ministra-no-1o-curso-de-nivelamento-de-acoes-taticas-operacionais-para-gcms-de-itabirito-mg/

Continue Lendo

Eventos

Marcha Azul Marinho de Belo Horizonte MG já é um sucesso

Publicado

em

#AvisoaosNavegantes

Quero fazer um pedido à todos, por favor postarem nas suas próprias redes sociais a divulgação da MARCHA AZUL MARINHO DE BH MG.
Ontem estive em várias cidades e muita gente ainda não sabe que a MARCHA AZUL MARINHO DE BH vai acontecer no dia 26 de novembro agora.
Por favor nos ajude!
Teremos pontos positivos a serem tratados, é muito importante a sua manifestação.
Participe!
#NAVAL

II Marcha Azul Marinho de Belo Horizonte MG e VI Seminário Estadual de Guardas Municipais e Segurança Pública Municipal
Dia 26 de novembro 2021
Às 08h00 na ALMG

Continue Lendo

Notícias

Guarda Municipal de Itabirito/MG lança projeto com poder judiciário contra Violência Doméstica

Publicado

em

#AvisoaosNavegantes

Com o aumento da violência em geral, lamentamos o registro do maior crescimento ainda da Violência Doméstica em todo o país, que vem alterando os dados estatísticos nesta Pandemia. Mas por outro lado felizes com a parceria entre Guarda Municipal e Poder Judiciário, por isso, estamos comemorando ações das Guardas Municipais por todo Brasil e em especial, neste ato homenageamos a atitude da Guarda Municipal da cidade de Itabirito/MG que tem a frente gestores visionários como o Secretário Junior Pataro e a Comandante Fernanda, contando com Guardas Municipais na instituição comprometidos com a sociedade. Aproveitamos para citar também o belo exemplo que o Poder Executivo, juntamente com o Legislativo vem demonstrando não somente ao estado mineiro como para todo o Brasil, estruturando a sua Polícia Municipal.

Parabéns a todos!

Secretaria de Segurança e Trânsito e Judiciário implantam projeto de prevenção a violência contra a mulher

Iniciou nesta terça-feira (16) em Itabirito o projeto “Grupo Reflexivo para Autores de Violência Doméstica”.

De autoria do Judiciário em parceria com a Secretaria de Segurança e Trânsito e a Guarda Civil Municipal, o projeto visa apresentar palestras a autores de violência doméstica encaminhados pelo Poder Judiciário.

Tendo como base a Lei Federal n° 11.340, conhecida como “Lei Maria da Penha”, o projeto visa cumprir uma das determinações legais quando constatada a prática de violência doméstica e familiar contra a mulher. A lei permite ao juiz aplicar, de imediato, ao agressor, a obrigação do comparecimento a programas de recuperação e reeducação.

Segundo o Secretário de Segurança e Trânsito, Antônio de Pádua Pataro, “a violência doméstica é algo de extrema preocupação social. Não temos a percepção da dimensão dessa prática hedionda, pois parcela significativa das vítimas não possuem coragem de denunciar o agressor”.

“O projeto visa elucidar o agressor da extensão dos danos causados à vítima, seja física ou psicológica. Somente a reeducação, visando a recuperação, poderá evitar novas agressões”, relatou Fernanda de Brito, comandante da Guarda Civil Municipal.

Para o juiz da comarca, Dr. Antônio Francisco Gonçalves, “a lei ‘Maria da Penha’ impõe obrigações aos três entes federados – União, Estados e Municípios. O interesse apresentado pela Guarda Civil Municipal e Secretaria de Segurança e Trânsito vem de encontro ao dispositivo legal”.

Ao todo, cada turma participará de seis encontros, podendo haver prorrogação de acordo com a percepção da Secretaria de Segurança e Trânsito Trânsito e autorizado pelo Poder Judiciário local.

Continue Lendo
Publicidade

Mais Populares

Guardas Municipais - Todos os direitos reservados © 2021 | Desenvolvido por Melhores Templates