Connect with us

Eventos

Marcha Azul Marinho, um movimento nacional em busca da paz social pelas Guardas Municipais

MARCHA AZUL MARINHO: Um novo tempo para as Guardas Municipais e para a Segurança Pública no Brasil.

Aproximadamente às 12 horas do dia 26 de Março próximo, desembarcava no aeroporto Zumbi dos Palmares em Alagoas, para mais uma jornada de compromissos em prol das Guardas Municipais, um dos maiores ícones da luta pela valorização da categoria, Maurício Domingues da Silva, o Naval. Com uma agenda movimentada que incluía, entre almoço com autoridades locais e a coordenação da 1ª Marcha Azul Marinho, como também, entrevista na Rádio 96,5 Fm.

O evento carro chefe que trouxe Naval à Alagoas, a 1ª Marcha Azul Marinho, um sonho antigo, sobretudo, daqueles Gm’s Alagoanos que a tempos não se entregam diante das inúmeras irregularidades.

Decepções a parte, o evento, a “1ª Marcha Azul Marinho em Alagoas”, teve início com a concentração na praça principal da Cidade de São Miguel dos Campos, onde as caravanas advindas das mais diversas cidades do interior e também da capital, Maceió, como também de outros Estados da Federação, chegavam com dezenas de guardas municipais, vestidos em seus tradicionais trajes de cor azul marinho, sejam eles de combate, de passeio, rajados, enfim, aos poucos, o que eram dezenas, tornaram-se centenas, numa visível demonstração de unidade,

Entre corporações tão distantes geograficamente, mas tão próximas em prol de um mesmo objetivo. que cercam as corporações pelo Estado à fora, principalmente, as que envolvem Guarda que sediou a 1ª Marcha Azul Marinho, São Miguel dos Campos, envolta em dezenas de irregularidades, que ficaram expostas durante todo o evento: Ausência de fardamento, mesmo com um orçamento de 3.900,00, ( três milhões e novecentos mil reais), além de viaturas em estado deplorável, e aquilo que ficou mais evidente durante o seminário, a ausência total, não só de representantes do poder executivo, mas acreditem, do Secretário de Segurança Urbana, aquele que deveria ser o mais interessado. Vai entender.

A concentração, em suma, foi um momento muito especial, onde as delegações e seus respectivos comandantes ou mesmo secretários, como também, as autoridades que se fizeram presentes, aproveitaram o ensejo, não só para confraternizar com as demais delegações, mas principalmente, para conhecer de perto o Mineirinho de Campestre, que, de forma íntegra e corajosa, tem caminhado pelo Brasil a fora, numa busca incessante pela valorização das Guardas Municipais e, sobretudo, pela conscientização da sociedade de que, o combate à violência, requer sangue novo, o sangue azul das Guardas Municipais, uma instituição que cresce a cada dia, consolidando-se como aquela que melhor adequa-se às novas realidades da segurança pública, sobretudo, no trato com as comunidades, justamente onde atua diretamente a Guarda Municipal, salvaguardando o patrimônio público municipal, e, consequentemente, o seu maior bem, o contribuinte.

Por volta das 10:30, após o devido posicionamento das tropas presentes, e um lindo momento de fé, em que o Companheiro Naval, diante de todos

Gm’s, e em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó, conduziu-os a orar em agradecimento à Deus pelas bênçãos derramadas e, principalmente, pela graça de poder contemplar tão grandioso evento em terras Alagoanas.

Enfim, dar-se início a 1ª Marcha Azul Marinho em Alagoas, ao som da banda musical do Corpo de Bombeiros Militar, embalando e conduzindo uma extensa massa de guerreiros azuis marinho, pelas ruas do centro da Cidade de São Miguel dos Campos. Na organização geral, com liderança, de olhos atentos e vigilantes, estava Maurício Domingues, um incansável guerreiro que, em meio a tudo, não desperdiçava a oportunidade de explicar aos lojistas e munícipes que encontravam-se no caminho da marcha, as razões da realização daquele evento, convidando-os para se fazerem presentes ao Fórum da Cidade para prestigiar o seminário.

O seminário, com a competente apresentação do jornalista Luiz Hamiltom, foi a coroação da 1ª Marcha Azul Marinho em Alagoas, onde tivemos o privilégio de contar com a presença de personalidades políticas, tais como o ex-Prefeito de Coruripe Max Beltrão, entre outras, e presidindo a mesa, o Ex-secretário de Segurança Urbana de São Miguel dos Campos, Walmore Tenório Jatobá, que também patrocinou o evento.

Mas, na verdade, o momento mais esperado do evento, sem dúvida, era a palestra a ser ministrada pelo Guarda Municipal e idealizador da Marcha Azul Marinho, Maurício Domingues, o Naval. Os Guardas Municipais Alagoanos ansiavam por conhecer de perto o trabalho desse Ícone representativo das lutas da categoria pelo país a fora.

Enfim, Naval inicia sua palestra, levando os presentes a uma viagem histórica desde a origem das polícias no Brasil, até a criação das Guardas Municipais, como também, todo o processo de criação da PEC 534 e a recém-aprovada PL 1332/3.

A 1ª Marcha Azul Marinho em Alagoas, de forma efetiva, provocou uma positiva mobilização por parte das mais diversas lideranças que compõem as inúmeras corporações do Estado Alagoano como um todo, numa clara demonstração de que, definitivamente, Alagoas, no universo que envolve as Guardas Municipais, dá início a um novo tempo.

Verdadeiramente, ao longo desses mais de seis anos de Marcha Azul Marinho, nossas corporações, Brasil a fora, sobretudo, aquelas que abraçaram o movimento Azul Marinho, na maioria dos casos, conseguiram inúmeros e significativos avanços que, na prática, representaram e continuam representando passos importantes, rumo a nossa tão almejada regulamentação.

Parabéns a todos os guerreiros e guerreiras que, de forma direta ou indireta, contribuíram para que pudéssemos chegar a esse momento, em que margeamos a conquista de nossos objetivos. Em especial, ao guerreiro e amigo Maurício Domingues, O Naval, pela postura de liderança, sempre presente e marcante, como incansável General a frente da tropa, conduzindo e norteando nossos passos nessa batalha tão desgastante, mas sobretudo, prazerosa, na certeza de que, a cada dia, com o engajamento de dezenas de novos companheiros, tornamo-nos mais fortes e, principalmente, vencedores.

Salve a Nação Azul Marinho!

Carlos André S. Santos, Guarda Municipal da Cidade de São Miguel dos Campos, graduado em Recursos Humanos Estratégicos na Faculdade Alagoana de Administração, e graduando em Segurança Pública na Faculdade Estácio de Sá.

Continue Lendo

Eventos

XV SEMINÁRIO NACIONAL DE GUARDAS MUNICIPAIS E SEGURANÇA PÚBLICA

Continue Lendo

Eventos

Marcha Azul Marinho de Belo Horizonte MG já é um sucesso

#AvisoaosNavegantes

Quero fazer um pedido à todos, por favor postarem nas suas próprias redes sociais a divulgação da MARCHA AZUL MARINHO DE BH MG.
Ontem estive em várias cidades e muita gente ainda não sabe que a MARCHA AZUL MARINHO DE BH vai acontecer no dia 26 de novembro agora.
Por favor nos ajude!
Teremos pontos positivos a serem tratados, é muito importante a sua manifestação.
Participe!
#NAVAL

II Marcha Azul Marinho de Belo Horizonte MG e VI Seminário Estadual de Guardas Municipais e Segurança Pública Municipal
Dia 26 de novembro 2021
Às 08h00 na ALMG

Continue Lendo
Publicidade

Mais Populares

Guardas Municipais - Todos os direitos reservados © 2021 | Desenvolvido por Melhores Templates