Connect with us

Eventos

Marcha Azul Marinho em Minas Gerais provoca prefeito de Belo Horizonte investir na guarda municipal

Publicado

em

Centenas de guardas municipais de várias cidades de Minas Gerais e de outros estados fazem manifestação, nesta sexta-feira (11), em Belo Horizonte, informou o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais do Estado de Minas Gerais, Pedro Bueno. O protesto ganhou o nome de “Marcha Azul-Marinho”.

De acordo com Bueno, o protesto nacional reivindica reconhecimento, direitos e regulamentação da categoria. Ele disse que o movimento quer chamar a atenção para a aplicação da lei federal 10826/2003 (Estatuto do Desarmamento), que prevê o porte de armas por guardas municipais e um modelo diferente de gestão das guardas.

Eles se reuniram na Praça Sete, no Centro da capital mineira, e seguem em passeata e com carros da corporação pela Avenida Afonso Pena, em frente à prefeitura, e sobem a Avenida Álvares até a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na ALMG, às 14h, discutirão o plano de carreira, a situação da gestão das guardas e a integração de guardas de regiões metropolitanas.

Além de guardas municipais de Belo Horizonte, Contagem e Betim, há guardas das cidades de Ouro Preto, Nova Lima, Três Corações, Itajubá, Poços de Caldas, Varginha, Boa Esperança, Pouso Alegre, Pirapora, Montes Claros, Ilicínea, Corinto, Matias Cardoso, Juiz de Fora, Barbacena, Itabirito, Congonhas e Conselheiro Lafaiete, entre outras.

Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte informou, nesta quinta-feira (10), medidas que vão resultar em ganhos significativos para os servidores da Guarda Municipal. Os benefícios atendem aos três itens da pauta prioritária apresentada pelo Sindibel à prefeitura. O primeiro item contemplado foi a retirada do artigo do Estatuto da Guarda Municipal que veda a filiação sindical. A redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem alteração no salário.

O terceiro item da pauta, o pagamento de Adicional de Periculosidade, também foi aprovado. O índice será de 30%, sendo 15% incorporado aos salários a partir de setembro de 2013 e 15% em setembro do ano seguinte.

Além das reivindicações prioritárias, a prefeitura também sinalizou positivamente para outras demandas da categoria, como a realização de concurso público para a seleção de 200 guardas e a contratação de empresa para a realização do processo seletivo interno necessário para a promoção na escala hierárquica prevista no plano de carreira.

Outras reivindicações, que envolvem análises mais complexas, como reajuste na Gratificação por Disponibilidade Integral (GDI), equiparação salarial com os órgãos de segurança do Estado, pagamento de adicional noturno, aumento no valor do vale-lanche e seguro de vida serão levadas à Mesa de Negociação Sindical, um canal de discussão permanente instituído pela Prefeitura, que reúne representantes do Executivo e do funcionalismo.

De acordo com a Secretaria Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais, o sindicato não tem registro junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O pedido foi indeferido em novembro do ano passado por não reconhecimento da categoria. Assim, a entidade não tem requisitos legais pata agir como sindicato, o que não impede que aja informalmente.

Fonte: http://www.cbnfoz.com.br/editorial/brasil/minas-gerais/11042014-122321-guardas-municipais-fazem-marcha-azul-marinho-em-belo-horizonte

Titulo e Comentário nosso*

Fotos do Vice Pres. do Sindguardas LIU

Continue Lendo

Eventos

Marcha Azul Marinho de Belo Horizonte MG já é um sucesso

Publicado

em

#AvisoaosNavegantes

Quero fazer um pedido à todos, por favor postarem nas suas próprias redes sociais a divulgação da MARCHA AZUL MARINHO DE BH MG.
Ontem estive em várias cidades e muita gente ainda não sabe que a MARCHA AZUL MARINHO DE BH vai acontecer no dia 26 de novembro agora.
Por favor nos ajude!
Teremos pontos positivos a serem tratados, é muito importante a sua manifestação.
Participe!
#NAVAL

II Marcha Azul Marinho de Belo Horizonte MG e VI Seminário Estadual de Guardas Municipais e Segurança Pública Municipal
Dia 26 de novembro 2021
Às 08h00 na ALMG

Continue Lendo

Eventos

CONVITE – II Marcha Azul Marinho de Camaçari e IX Marcha Baiana

Publicado

em

#AvisoaosNavegantes

No dia 27 de Outubro, um dia muito espcial na Bahia, estaremos em festa na cidade de Camaçari, região metropolitana de Salvador. Venha marchar conosco por mais SEGURANÇA PÚBLICA Municipal através das Guardas Municipais. Participe da II MARCHA AZUL MARINHO, você não pode perder esta oportunidade única.

Dia 27 de outubro à partir das 08horas, concentração na Praça Desembargador Montenegro, no centro de Camaçari. VENHA!

Esperamos você LÁ!

#ongsossegurancadavida

#NAVAL

Continue Lendo

Eventos

I Marcha Azul Marinho da Região dos Lagos/RJ

Publicado

em

#AvisoaosNavegantes

No dia 11 de Outubro, um dia após o dia Nacional das Guardas Municipais de todo Brasil estaremos em festa. Venha comemorar conosco o dia das Guardas Municipais de todo Brasil em Cabo Frio/RJ, estaremos na I MARCHA AZUL MARINHO DA REGIÃO DOS LAGOS, você não pode perder esta oportunidade única.

Amanhã, dia 11 de outubro à partir das 08horas, concentração na Praça Porto Rocha no Centro.

Esperamos você LÁ!

#ongsossegurancadavida

#NAVAL

Evento da Guarda Municipal/Será realizado em Cabo Frio a Primeira Marcha Azul Marinho da Região dos Lagos

 

A 5° Marcha Azul Marinho do Rio de Janeiro vai realizar nesta segunda-feira (11), a 1° Marcha Azul Marinho da Região dos Lagos, em Cabo Frio.

 

O evento ocorrerá no dia 11 de outubro com concentração a partir das 07h da manhã, na Praça Porto Rocha, localizada na Avenida Assunção, no centro da cidade. A saída da Marcha será, às 08:30h da manhã.

 

A Marcha culminará no 1° Seminário de Segurança Pública Municipal da Região. O tema da apresentação será: Violência Requer Prevenção, Guardas Civis Municipais, Já! A instrução será realizada, às 11h da manhã na sede da Igreja da Lagoinha, que fica na Rua José Cupertino Santana, n°59, na Rua da antiga oficina São Cristóvão Diesel, no bairro São Cristóvão.

 

O intuito da Marcha Azul Marinho é informar ao cidadão sobre a importância das Guardas Civis Municipais brasileiras.

 

A Marcha seguirá todos os protocolos de segurança de combate a covid-19. Toda população está convidada a participar dessa grande jornada.

Fonte: https://rlagosnoticias.com.br/2021/10/10/evento-da-guarda-municipal-sera-realizado-em-cabo-frio-a-primeira-marcha-azul-marinho-da-regiao-dos-lagos/

Continue Lendo
Publicidade

Mais Populares

Guardas Municipais - Todos os direitos reservados © 2021 | Desenvolvido por Melhores Templates