Connect with us

Ocorrências

Guardas Municipais ajudam usuários de crack a deixar o vício

Guarda Municipal, a verdadeira POLÍCIA COMUNITÀRIA.

Desde o mês de maio, equipes da Guarda Municipal de João Pessoa ocupam o Parque Solon de Lucena, praça Ponto de Cem Réis, no Centro da cidade, e o Largo de São Francisco, no Varadouro, para ajudar os usuários de drogas que concentram-se nesses locais a deixar o vício. A ação é uma das atividades do programa “Crack, é Possível Vencer”, implantado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), sob a coordenação da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb).

Segundo o secretário de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Geraldo Amorim, a área do Centro foi escolhida devido ao histórico de tráfico de drogas e presença de usuários em determinados pontos do bairro. Para se aproximar dos dependentes químicos e oferecer ajuda, duas equipes formadas por 19 guardas civis estão distribuídos no Ponto de Cem Réis e no Largo de São Francisco, de segunda à sábado, das 7h às 18h.

Antes de ir às ruas, os guardas municipais participaram de uma capacitação para humanizar o serviço e saber para onde encaminhar os usuários de drogas aos serviços disponibilizados na rede pública do município.

“Os guardas municipais foram capacitados para trabalhar a prevenção e um novo tipo de visão do usuário de drogas. Essas pessoas serão compreendidas não como traficantes ou pessoas marginalizadas, mas como alguém doente que precisa de encaminhamento e assistência para ter outra opção de vida. A gestão municipal não quer apenas ‘higienizar’ esses territórios, quer dar uma opção a esses usuários dependentes químicos que precisam de ajuda”, explicou Geraldo Amorim.

Para o chefe da equipe da Guarda que atua no Ponto de Cem Réis, Antonione de Castro, a proximidade das equipes com os dependentes químicos é uma ação de cidadania. “Quando a gente encontra uma pessoa que quer ajuda, para nós é uma satisfação poder acolher esse usuário e tentar mudar a situação de vida dele. É um trabalho gratificante”, ressaltou.

O responsável pela Semusb adiantou ainda que além da presença constante dos guardas civis, as áreas escolhidas para o projeto contarão ainda com vídeomonitoramento, viaturas e motocicletas para atender aos usuários.

“O vídeomonitoramento é para identificar quem está levando a droga para esse usuário e auxiliar também na ação dos demais órgãos da Segurança Pública. Já recebemos o ônibus com os monitores das câmeras de vigilância, duas viaturas e duas motocicletas, que estão sendo emplacadas. As câmeras serão instaladas quando os locais forem liberados pelo Iphan”, afirmou o secretário, lembrando ainda que a expectativa é que os equipamentos comecem a funcionar a partir do próximo mês de setembro.

Encaminhamento- A abordagem aos usuários do crack e de outras drogas que vivem nas ruas do Centro da capital são realizadas por equipes da Guarda Municipal e também por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e tem o objetivo de despertar nessas pessoas interesse pelo tratamento do vício.

A coordenadora e vice-presidente do Comitê Gestor do Programa da Prefeitura de João Pessoa, Valéria Cristina da Silva, explicou que essa articulação entre a Semusb e a SMS também será importante para elaborar o plano de ação para atender a demanda e traçar um perfil dos usuários de drogas que estão na Capital.

“A Semusb é o ponto central para a execução do Programa e estamos elaborando um plano de ação central junto com as outras secretarias envolvidas para ampliar a rede de saúde voltada para o atendimento a esses usuários. Se a Guarda se depara com uma demanda, ela precisa saber quem identificar para poder fazer os encaminhamentos e o Comitê Gestor fará o monitoramento dos casos. Vamos estabelecer indicadores dos resultados e metas de acompanhamento”, disse.

aléria da Silva lembrou ainda que o acompanhamento dos usuários atendidos pelo Programa será feito durante o período de um ano. Para isso, será ampliado o número de Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) e leitos hospitalares específicos para receber esses pacientes.

Segundo a coordenadora de Saúde Mental da Prefeitura da Capital, Janaína Demery, haverá um treinamento específico para os profissionais de saúde que atenderão os dependentes químicos na rede hospitalar, que contará inclusive com leitos reservados para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, e adiantou que outras duas unidades de Caps AD serão implantadas na Capital ainda este ano.

“Nas ruas, esses usuários serão atendidos pelo pessoal do Consultório na Rua e Ruartes, que prestarão um serviço de urgência para crises agudas. Se a pessoa for acolhida no hospital, ela será encaminhada para o Caps AD onde terá atendimento individual”, reforçou.

Continue Lendo

Ocorrências

Ocorrência de Delegado que agrediu GCM de São Paulo

 

#Avisoaosnavegantes

Onde está a integração?

Estamos acompanhando esta ocorrência de perto para esclarecer os fatos e produzir estudos para que no futuro isso nunca mais venha ocorrer, pois se atuamos juntos na integração, devemos honrar todos os agentes da Segurança Pública.

#Naval

Um dia após agredir guarda civil, delegado de SP tem licença médica prorrogada retroativamente

Com sinais de embriaguez, Rodrigo Gentil Falcão tentou coagir vítima de acidente e empurrou agente da GCM. Ele foi levado para a Corregedoria da Polícia e, depois, liberado. Caso foi registrado como irregularidade funcional, embriaguez ao volante, fuga do local do acidente, desacato e resistência na delegacia.

Por g1 SP e TV Globo — São Paulo

13/06/2023 17h23  Atualizado há 18 horas

Delegado derruba guarda municipal na porta de delegacia em SP

O delegado Rodrigo Gentil Falcão, que empurrou um agente da Guarda Civil Metropolitana (GCM) no chão no domingo (11), teve sua licença médica prorrogada retroativamente nesta segunda-feira (12).

A autorização de afastamento por 60 dias foi publicada no Diário Oficial desta terça (13), com validade a partir da última quarta-feira (7) — dias antes da ocorrência com o guarda civil.

Publicação do Diário Oficial com prorrogação da licença de Rodrigo Gentil Falcão — Foto: Reprodução/DO

Segundo os registros oficiais, Rodrigo está sob licença desde 7 de fevereiro, em razão do “prejuízo de sua capacidade laborativa”, constatada em perícia. Em abril, seu afastamento foi estendido por mais dois meses, até 6 de junho.

g1 questionou a Secretaria da Segurança Pública (SSP) sobre a licença do delegado, mas, até a última atualização desta reportagem, não recebeu resposta.

Rodrigo Falcão é ex-secretário de Segurança do município de Taboão da Serra. Ele foi exonerado em outubro de 2022, após imagens dele dando um soco no rosto de uma mulher circularem na internet.

Confusão em delegacia

De acordo com uma testemunha, uma equipe da Guarda Civil Metropolitana abordou a namorada de Rodrigo, Luísa Castilho, na madrugada de domingo, a pedido de um terceiro, que a acusava de ter fugido após bater em seu veículo, momentos antes.

Ao sair do carro, a moça teria dado sinais de embriaguez, mencionado que namorava um delegado e que iria chamá-lo para resolver a situação.

De acordo com o Boletim de Ocorrência, Rodrigo chegou ao local e tentou coagir o motorista que teve o para-choque e placa arrancados, entrando no veículo deste.

Os guardas relatam que pediram diversas vezes para que o delegado apresentasse sua carteira funcional, mas ele teria se negado.

Quando um dos agentes tentou retirá-lo do automóvel pelo braço, ele teria feito menção a sacar a arma de fogo que portava na cintura, então foi atingido por uma descarga de teaser (arma de choque).

Policiais civis foram acionados para auxiliar na ocorrência e somente assim o delegado aceitou comparecer ao 14º Distrito Policial – Pinheiros. Lá, Rodrigo teria chegado já alterado e iniciado uma discussão com os GCMs, empurrando os guardas, até que um deles acabou caindo no chão. Em seguida, o delegado foi encaminhado para dentro do prédio.

Ainda segundo a testemunha, Rodrigo e a companheira se recusaram a fazer o teste do bafômetro. Eles foram encaminhados ao Instituto Médico Legal, mas o delegado alegou mal-estar e não teria realizado o exame toxicológico. Ele foi levado para a Corregedoria da Polícia Civil de São Paulo, na região da Consolação, junto com os guardas civis.

Horas depois, o delegado foi liberado. Sua arma foi apreendida “em razão de o mesmo apresentar claros sinais de embriaguez como forte odor etílico, olhos vermelhos e comportamento agitado”, menciona o Boletim de Ocorrência.

A arma de choque também foi apreendida.

Na versão dada à polícia, Rodrigo afirmou que estava num bar com a namorada, mas brigou com ela e saiu para dar uma volta com alguns amigos. Em determinado momento, teria visto a moça cercada por GCMs.

Ele disse que inicialmente não se identificou como delegado de polícia e que sem nenhum motivo aparente foi jogado por um dos guardas dentro de um veículo, onde passou a ser torturado com disparos de arma de choque. Somente então teria se identificado como autoridade policial, dando voz de prisão ao guarda que o atacou com o taser.

Segundo registros oficiais, Rodrigo Gentil Falcão é Delegado de Polícia 3ª Classe na Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo, com salário líquido de R$ 6.224,78.

Em nota à TV Globo, Rodrigo informou que “os fatos aconteceram na madrugada, onde após um acidente de trânsito, envolvendo terceiros. Após ser reconhecido por um dos Guardas, fui empurrado por GCMs para dentro de um dos veículos e passei a ser agredido por choques. Neste ato, acionei uma viatura da PM que passava e conduzi a ocorrência para o 14º DP. Acionei o delegado de permanência e a Corregedoria. No 14º DP, o GCM que me torturou com choques, já prevendo que poderia ser preso, simulou uma queda no chão para justificar o que havia feito antes”.

Luísa Castilho não teve a prisão em flagrante decretada por dirigir sob efeito de álcool, uma vez que as autoridades policiais aguardam o laudo do IML.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do estado, o caso foi registrado pela Corregedoria da Polícia Civil como irregularidade funcional, embriaguez ao volante, fuga do local do acidente, desacato e resistência na delegacia.

Questionada pela TV Globo, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana esclareceu que a Guarda Civil Metropolitana tem autoridade para dar voz de prisão e conduzir qualquer indivíduo ao Distrito Policial. “Todas as ações estão previstas no Código Penal Brasileiro, Código Tributário e na Lei Federal 13022/2014”, diz o texto.

“A GCM realiza o patrulhamento preventivo e comunitário na cidade de São Paulo através de rondas motorizadas, diariamente, por 24hs. Presenciando qualquer situação de crime ou atitude suspeita, realiza abordagem e, se necessário, conduz a pessoa ao Distrito Policial mais próximo”, completou.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2023/06/13/um-dia-apos-agredir-guarda-civil-delegado-de-sp-tem-licenca-medica-prorrogada-retroativamente.ghtml

Continue Lendo

Ocorrências

Guarda Municipal de Miguel Pereira/RJ realizando Segurança Pública de forma exemplar

OPERAÇÃO GRUPAMENTO TÁTICO DA GCM MIGUEL PEREIRA DESARTICULA QUADRILHA ESPECIALIZADA EM FURTOS DE EMPRESAS DE TELEFONIA EM TODO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

No dia 17 de fevereiro/2023, sexta-feira, a equipe do GPT (Grupamento Tático) da Guarda Civil Municipal de Miguel Pereira/RJ, receberam o informe do Secretário de Segurança Municipal, André Oliveira, que existia um caminhão estacionado no interior da propriedade onde se encontra o prédio da Empresa de Telefonia OI , antiga Telemar, no endereço, sito a Rua Dona Pessoinha, ao lado do número 179, onde funciona uma escola municipal. A equipe chegou ao local informado e constatou que o cadeado do portão principal estava serrado e existia movimentação suspeita no interior. Efetuaram a entrada no local e ouviram barulho de pessoas correndo, e ouviram passos de pessoas que lá estavam abrindo fuga para um bambuzal na área externa, e um dos possíveis envolvidos permaneceu no local; este foi identificado como G B que disse que envolvidos estavam em uma Nissan Frontie de cor prata. A equipe de posse desta informação observou a área externa e perceberam a passagem da referida Nissan Frontie prata que foi seguida pela outra equipe do GPT e foi efetuada a abordagem da mesma cerca de 400 metros a frente. O abordado, identificado como E.S que estava sozinho no interior da Nissan prata foi detido no local e solicitado a outra equipe para levarem ao local o motorista do caminhão que encontrava-se no prédio onde seria realizado o furto. O mesmo foi conduzido ao local e fez o reconhecimento de E.S como envolvido no furto. E. S no momento que foi reconhecido como envolvido no crime, delatou outros três envolvidos e relatou com detalhes onde estavam escondidos, aguardando o resgate. Imediatamente o Secretário de Segurança e o Sub. Comandante da GCM procederam ao local indicado para abordagem e após alguns minutos de buscas no local, lograram êxito na captura dos foragidos que foram detidos e conduzidos juntamente com os outros dois para a 96DP para apreciação da Autoridade Policial competente.

▶️ MATERIAIS APREENDIDOS E RECUPERADOS:

  • 01 Picape Nissan Frontie (materiais no interior)
  • 01 Caminhão Baú
  • 48 baterias

 

PREFEITO MUNICIPAL

André Português

VICE PREFEITO

Pedro Paulo Quinzinho

SECRETÁRIO DE SEGURANÇA

André Oliveira

CMTE. DA GCM

Lidiane Machado

SUB. CMTE. OPERACIONAL DA GCM E COORD. DO GRUPO TÁTICO

Carlos Kaizer

 

 

Continue Lendo
Publicidade

Mais Populares

Guardas Municipais - Todos os direitos reservados © 2021 | Desenvolvido por Melhores Templates