Connect with us

Notícias

Guarda Civil Metropolitana terá Inspetoria de Defesa da Mulher

Publicado

em

O prefeito de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (8) a criação da Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais (IDMAS) da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo (GCM). O ato também foi marcado pela nomeação da inspetora Superintendente Elza Paulina de Souza como a primeira mulher comandante geral da instituição, que conta com mais de 6 mil integrantes.

“Tenho certeza que com o oferecimento desses serviços cada vez mais mulheres poderão se sentir mais seguras, dentro de uma rede de proteção”, disse o secretário municipal de Segurança Urbana, José Roberto.

A criação da IDMAS é uma inovação nas políticas públicas de segurança urbana e sinal de reconhecimento da relevância que a pauta da promoção e proteção aos direitos das mulheres tem na atual gestão.

A Inspetoria será formada por equipes de profissionais com formação específica, dedicadas à execução dos programas integrados de proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade, já realizados pela GCM, como o Guardiã Maria da Penha e o Tempo de Despertar, entre outros, que previnem ou reduzem as ocorrências de violência contra a mulher na cidade de São Paulo.

Dentre as funções que serão desempenhadas pela Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais está a de apoiar as Delegacias de Defesa da Mulher da polícia Civil, a fim de auxiliar na garantia de atendimento qualificado e acolhimento humanizado. Desta forma, a GCMpotencializará ainda mais o desempenho das atividades do Programa Guardiã Maria da Penhade forma integrada com a Polícia Civil do Estado, para mais segurança e proteção à mulher.

Mulheres na GCM
As mulheres sempre se destacaram na GCM, desempenhando serviços de segurança urbana do dia a dia e assumindo cargos de Comandantes de Unidades Operacionais e Superintendências, porém é a primeira vez, nestes 33 anos de existência, que uma mulher é nomeada Comandante Geral.

Comandante Geral
A nova Comandante Geral, a Inspetora Superintendente Elza Paulina de Souza, 52, era ocupante do último posto da carreira efetiva de Guarda. Ingressou na Instituição em 21/05/1986, como GCMF 3ª classe, fazendo parte da 1ª turma do Corpo Feminino da GCM. Passou por todos os cargos da carreira, foi Classe especial, Classe Distinta, Inspetora, Inspetora de Divisão, e Inspetora de Agrupamento. É Bacharel em Fisioterapia e Filosofia, sendo especialista em reabilitação com Pós-Graduação em Medicina Tradicional Chinesa, especialista em RPG e Instrutora de Pilates.

“A inspetora Elza foi escolhida por seu merecimento, por sua história. Ficamos muito felizes por nomear a primeira mulher a comandar a Guarda Civil Metropolitana. Eu tenho certeza que ela irá desempenhar este novo desafio com toda a dureza e braveza que o cargo exige, mas também com um olhar humano que o poder público precisa ter com as pessoas”, afirmou o prefeito

Responsável pela operacionalização de diversos programas que envolvem a gestão integrada com outros órgãos ligados à segurança, a Inspetora Superintendente Elza estava fazendo a gestão operacional do Programa Guardiã Maria da Penha, atividade que vem se destacando com diversas ações voltadas à proteção de mulheres em situação de violência, por meio da atuação preventiva e comunitária da Guarda Civil Metropolitana, além de ter ainda sob sua direção o Programa de Mediação de Conflitos, que busca instituir uma cultura de paz na cidade.

“É uma honra, uma alegria e uma realização, pessoal e profissional. Sempre foi meu sonho trabalhar com isso e por isso vou exercer está nova função com compromisso, responsabilidade, ética e também com muito amor por aquilo que eu faço”, disse a inspetora Elza.

Fonte: Secretaria Especial de Comunicação

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Equipes ROMU da Guarda Municipal são reativadas

Publicado

em

  • A Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) foi reativada. Nesta sexta-feira, 30 de julho, o prefeito Marquinhos e o secretário de administração Fred Reule estiveram na cerimônia de entrega de chaves, que aconteceu na Praça da Matriz nesta tarde.

Ao todo, são 16 integrantes, divididos em 4 equipes alternadas por período. A ROMU é uma equipe especializada para agir em situações de maiores gravidades e volta a atuar em Rancharia depois da sua regularização e nova padronização das viaturas.

Fonte: http://rancharia.sp.gov.br/noticias/?i=1720&c=1

Continue Lendo

Notícias

Ji-Paraná vai debater em Audiência Pública criação da Guarda Municipal

Publicado

em

#AvisoaosNavegantes

No mês de setembro nossa agenda está super lotada, mas em Rondônia, o trabalho que estamos realizando começa a ganhar corpo. Recentemente estivemos em Ji-Paraná, cidade deste estado, onde teremos no próximo dia 10 de setembro uma Audiência Pública para tratar da criação da Guarda Municipal, iniciativa do autor do anteprojeto, Vereador Marcelo Lemos que há anos defende esta propositura.

Isso demonstra que nosso trabalho, realizado pela ONG SOS SEGURANÇA DÁ VIDA pelas corajosas Rosilene e Jocemara vem dando um grande resultado.

Diante dos fatos parabenizamos ambas pela LUTA que vem enfrentando para mudar a Guarda de Trânsito de Ariquemes que só vem prejudicando a população local há anos, com multas e mais MULTAS diariamente, parabenizamos também o visionario nobre vereador Marcelo Lemos por esta iniciativa brilhante.

#Naval

Audiência pública sobre Guarda Municipal tem nova data

Na opinião de Marcelo Lemos, a implantação da Guarda Municipal em Ji-Paraná é um dos pontos que buscam contribuir com a Segurança Pública, já que com o crescimento da cidade, é crescente também o índice de criminalidade.

A nova data para a audiência pública sobre a implantação da Guarda Municipal em Ji-Paraná é o dia 10 de setembro. A data foi definida pelo vereador Marcelo Lemos (PSD), que é o autor do anteprojeto que visa à implantação da Guarda no município. Autoridades de todo Estado estão sendo convidadas a participar do evento, que é aberto ainda a toda comunidade e está programado para as 19 horas do próximo dia 10 no auditório da Câmara de Vereadores de Ji-Paraná.

Para a implantação da Guarda Municipal, Marcelo lemos tem buscado informações com órgãos estaduais e de outros municípios.

Na opinião de Marcelo Lemos, a implantação da Guarda Municipal em Ji-Paraná é um dos pontos que buscam contribuir com a Segurança Pública, já que com o crescimento da cidade, é crescente também o índice de criminalidade.

Há meses trabalhando na elaboração deste anteprojeto, o Vereador diz que por todos os órgãos por onde passa tem incentivo a dar continuidade à implantação da Guarda Municipal em Ji-Paraná, já que será uma força a mais no combate ao crime.

Fonte: https://www.jiparana.ro.leg.br/institucional/noticias/audiencia-publica-sobre-guarda-municipal-tem-nova-data

Continue Lendo

Notícias

Segurança Pública é tema de seminário em Cacoal

Publicado

em

[tps_footer]

[/tps_footer]

#AvisoaosNavegantes

A Câmara Municipal de Cacoal, através do primeiro secretário da mesa diretiva, vereador Edimar Kapiche (PSDB), promoveu o III Seminário de Guardas Municipais e Segurança Pública.

O tema desta edição foi, ” Violência requer prevenção, Guardas Municipais já!”.

Essa bandeira da criação da guarda municipal, é levantada há vários anos pelo vereador Edimar Kapiche

Estiveram presentes na solenidade os vereadores Zivan Almeida (PSC), e Dr. Paulo Henrique (PTB), a diretoria do Sinsemuc, vigilantes do município, além de guardas municipais de São Paulo e Ariquemes.

A Câmara está de portas abertas para discutir o tema.

Fonte: https://www.cacoal.ro.leg.br/weblineprimeirapagina.php?pag=T1RVPU9EZz1PV0k9T1RrPU9UUT1OMlE9T0dNPU9XST1PR1U9T0dNPU9HWT1PV009T1dZPQ%3D%3D&id=2289

Continue Lendo
Publicidade

Mais Populares

Guardas Municipais - Todos os direitos reservados © 2021 | Desenvolvido por Melhores Templates